O presidente nacional do PMDB, senador Valdir Raupp (RO), vai anunciar nesta terça-feira (9) os partidos que terão o apoio da legenda nas capitais no segundo turno das eleições. Porém, o apoio do PMDB em São Paulo ficará de fora desse anúncio. Isso porque a negociação está sendo feita pessoalmente pelo vice-presidente da República, Michel Temer, com a cúpula do PT e do governo. Segundo interlocutores, nessa negociação está em jogo a indicação do comando do Ministério da Educação (MEC), que seria oferecido a Gabriel Chalita (PMDB) em troca do apoio a Haddad.
"Eles vão negar, mas o Temer está negociando sim. E tem chances porque a Dilma gosta do Chalita e ele é da área", declarou um interlocutor da cúpula do PMDB. O apoio em São Paulo a Haddad deve ser anunciado até está quarta-feira (10). O próprio Temer declarou nesta segunda (8) que a aliança não é natural.
Chalita já ocupou o cargo de secretário da Educação do governo de São Paulo. Atualmente, o comando do MEC é ocupado por Aloizio Mercadante, que deve disputar a indicação para a disputa em 2014 ao governo de São Paulo com Marta Supllicy . Outro possível candidato é o ministro da Saúde, Alexandre Padilha.
Esta marcada para as 16h30m, a reunião na presidência do PMDB no Congresso para o anúncio das alianças nas capitais.