Incomodados com os cavaletes de candidatos a prefeito e vereador que atrapalham a mobilidade dos pedestres e o trânsito de carros, um grupo de manifestantes resolveu fazer obras de arte com as peças e realizar uma exposição em todo o Brasil. O movimento, chamado de Cavalete Parade e organizado pelo Facebook em uma página com mais de 18 mil fãs, aconteceu em várias capitais brasileiras. Em Curitiba, o protesto aconteceu neste sábado (29) na Boca Maldita, no centro da cidade.
As regras para a exposição eram as mesmas em todo o país. Às 13 horas os artistas deixavam seus cavaletes estilizados no local. Entre as 16 horas e 16h30 os cavaletes deveriam ser retirados, pois caso ficassem, poderiam ser pegos por qualquer um que tenha gostado, entre as 16h30 e 17 horas. No final da tarde, os cavaletes devem ser retirados pelos artistas, para "não cometer o mesmo erro de abandonar o cavalete", segundo a página no Facebook.
Pela legislação eleitoral, os cavaletes só podem ser instalados entre às 6h e 22 horas nas vias públicas, sem que eles atrapalhem o trânsito e que sejam instaladas em praças e jardins públicos.
Em Curitiba, os manifestantes enfeitaram seus cavaletes com frase de protesto e com desenhos que remetiam às eleições e os candidatos. As exposições também aconteceram em Porto Alegre, Florianópolis, Rio de Janeiro, Belo Horizonte, Salvador, Cuiabá, Recife e João Pessoa.
Veja fotos do Cavalete Parade
Estatal, orçamento e gabinete novo: a estratégia de Lira após deixar o comando da Câmara
Lula passa para cuidados semi-intensivos após três dias de monitoramento contínuo
Divórcio com mercado financeiro: Lula perde apoio de investidores para 2026
Valdemar depõe à PF sobre suposta tentativa de golpe e questionamento das urnas
Deixe sua opinião