O deputado federal Júlio Delgado (PSB-MG) disse nesta segunda-feira (18) que o PSB pedirá, na sessão do Senado desta quarta-feira (20), a instalação de uma comissão mista externa do Congresso para acompanhar as investigações sobre as causas do acidente que matou Eduardo Campos.
â Leia a cobertura completa da morte de Eduardo Campos
Um jatinho em que viajavam o candidato ao Planalto pelo PSB, quatro pessoas de sua equipe e dois pilotos caiu em área residencial de Santos (SP) no último dia 13, matando todos os ocupantes. Delgado disse que o objetivo é não deixar nenhuma dúvida sem esclarecimento, para evitar suspeições no futuro.
Ele disse que o propósito é acompanhar do trabalho das perícias no Brasil às análises que a fabricante do avião faz nos Estados Unidos. Será refeito ainda todo o trajeto do voo, desde a chegada do jato no Rio na noite anterior ao acidente.
Dessa maneira, afirmou Delgado, será verificado quem ficou encarregado de fechar o avião na noite de segunda-feira, quem pernoitou no local e quem abriu a aeronave na terça-feira, dia do voo, entre outros pontos.
O deputado mineiro já havia se manifestado sobre a apuração do acidente após a Aeronáutica ter confirmado, na semana passada, que a caixa-preta do avião não gravou as conversas dos pilotos. "Esse resultado é muito suspeito", afirmou na ocasião.
Delgado também disse nesta segunda que a família de Eduardo Campos deverá pedir o fim do segredo em relação à investigação, em oposição à lei federal que torna sigilosa as investigações de acidentes aéreos.
Como o caso do monitoramento do Pix virou uma enorme derrota para o governo Lula
Big Brother tributário: revogação de norma do Pix não reduzirá fiscalização da Receita
Mesmo com vetos, Propag ainda é ótimo negócio para estados endividados
AGU age como braço jurídico do governo, mas não tem competência para processar a Meta