Eleições 2014
Saiba tudo sobre os candidatos e o processo de votação
Faça teste e entenda o seu posicionamento político
Urna eletrônica: confira a ordem de votação e saiba como votar
A eleição de hoje deve confirmar o PSC, de Ratinho Jr., como principal força da Assembleia Legislativa do Paraná para o período 2015-2018. Dono de 358 mil votos para deputado federal em 2010, ele tende a ser o principal puxador de votos do partido, que calcula conquistar até 10 cadeiras na Casa. Por outro lado, o PMDB, que hoje é a maior bancada, deve ver o seu número de vagas minguar. No melhor dos cenários, o total de peemedebistas deve cair de 13 para 8.
INFOGRÁFICO: Confira o número de deputados estaduais que cada partido espera eleger
Atualmente, o PSC que traz na coligação PR e PTdoB conta com apenas dois representantes na Assembleia. Para a próxima legislatura, porém, a legenda pode até quintuplicar suas cadeiras graças ao fator Ratinho Jr. e, também, por contar com 98 candidatos, o maior número entre todas as coligações. "Qualquer partido que eleja esse número de deputados passa a ter protagonismo nas decisões internas e de plenário", afirma Ratinho.
Já o PMDB, que não costurou acordos para as proporcionais devido à indefinição em torno da candidatura ao governo, entrou na eleição para a Assembleia com chapa pura e apenas 40 candidatos. Com isso, deve perder o posto de principal bancada da Casa.
Quem comemora esse cenário é o PSDB, do governador Beto Richa. O secretário-geral do partido no estado, Ademar Traiano, estima que a coligação com DEM, PSB, Pros e PHS fará de 13 a 15 cadeiras. Segundo ele, os 17 partidos da aliança de Richa na disputa majoritária elegerão de 35 a 37 dos 54 deputados (em torno de 65% da Casa).
STF terá Bolsonaro, bets, redes sociais, Uber e outros temas na pauta em 2025
Estado é incapaz de resolver hiato da infraestrutura no país
Ser “trad” é a nova “trend”? Celebridades ‘conservadoras’ ganham os holofotes
PCC: corrupção policial por organizações mafiosas é a ponta do iceberg de infiltração no Estado
Deixe sua opinião