• Carregando...
Considerando apenas os votos válidos, a presidente tem 52%, três pontos percentuais a mais do que nas duas pesquisas anteriores. Já o tucano caiu de 51% para 48% |
Considerando apenas os votos válidos, a presidente tem 52%, três pontos percentuais a mais do que nas duas pesquisas anteriores. Já o tucano caiu de 51% para 48%| Foto:

A campanha presidencial dificilmente direciona propostas especificamente a cada um dos 27 estados. Normalmente os planos de governo dos presidenciáveis são divididos por temas – como educação, saúde, economia –, mas não detalham demandas específicas das unidades federativas ou municípios. Pensando nisso, a Gazeta do Povo perguntou para os candidatos Aécio Neves (PSDB) e Dilma Rousseff (PT) sobre os planos que eles têm para o Paraná e como veem as reais necessidades do estado na relação com o governo federal. Prezando pela pluralidade do debate, a reportagem enviou as perguntas às campanhas dos candidatos no mesmo dia, entrou em contato com os assessores pelo telefone e pediu o prazo de uma semana para as respostas. Veja, abaixo, as ideias dos dois candidatos para questões específicas relativas ao Paraná. As respostas da candidata à reeleição foram formuladas pelo comitê de campanha, com base nas propostas gerais de Dilma.

Aécio Neves: "O Paraná voltará a ser tratado com o respeito que merece"

Dilma Rousseff: "Dar continuidade à transformação dos últimos 12 anos"

Infraestrutura é a principal demanda

A escolha dos temas das perguntas se baseou em dois assuntos prioritários na relação União-estado: investimento e infraestrutura. Como o Paraná é uma das unidades que mais contribuem com tributos federais, mas não sai do fim da fila dos investimentos previstos no orçamento da União, esse foi o assunto da primeira pergunta.

Um levantamento feito recentemente pela Gazeta do Povo revelou que, em média, o paranaense destinou R$ 42,60 em impostos para Brasília para receber R$ 1 em empenho destinado a obras ou aquisição de equipamentos, ficando em 24.º lugar no ranking das 27 unidades da federação. Os dados compilados foram de 2002 a 2013.

Outro assunto relevante para os paranaenses é o atraso nas obras previstas nos planos de infraestrutura do governo federal. Entre elas estão a construção da ferrovia que liga Maracaju, no Mato Grosso do Sul, a Paranaguá, e também a dragagem de aprofundamento do Porto de Paranaguá. Assuntos presentes na segunda e terceira pergunta.

Por último, a Gazeta do Povo perguntou sobre as propostas para o estado como um todo, para que os candidatos pudessem apresentar como veem o Paraná e qual papel o estado terá no futuro do país.

Visita

A presidente Dilma Rousseff (PT) estará hoje em Curitiba. É a primeira vez que vem ao Paraná durante a campanha eleitoral. Ela estará ao lado do vice-presidente, Michel Temer (PMDB), dos senadores Gleisi Hoffmann (PT) e Roberto Requião (PMDB), do prefeito Gustavo Fruet (PDT) e do ex-senador Osmar Dias (PDT). A concentração para o ato público está marcada para as 12 horas na Praça Santos Andrade, no centro da cidade. Dilma deve desfilar em carro aberto até a Praça Generoso Marques.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]