O Tribunal Regional Eleitoral do Paraná (TRE-PR) determinou, nesta terça-feira (2), que o candidato Roberto Requião (PMDB) retire do ar a propaganda em que sugere que, se reeleito, o governador Beto Richa (PSDB) irá reajustar a tarifa de energia elétrica. A decisão tem caráter liminar.
Conforme a decisão, assim que notificado, o candidato do PMDB tem 24 horas para retirar do ar a propaganda, sob pena de multa de R$ 20 mil.
A decisão, do juiz auxiliar Leonardo Castanho Mendes, foi baseada no entendimento de que, ao afirmar: "Ou você troca o governador ou em 2015 vem mais um aumento de 40% [na conta de luz]", o candidato do PMDB estaria tentando "se beneficiar do desconhecimento daqueles que não estão familiarizados com a sistemática de regulação dessa espécie de serviço público", já que a distribuição de energia elétrica é realizada por concessão da União Federal. Isso vincula os reajustes nas tarifas aos contratos firmados com o governo federal, passando sempre pela agência reguladora federal competente, independente dos governos estaduais.
Segundo o juiz, a peça publicitária infringe o Art. 5 da Resolução nº 23.404 do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), que determina que a propaganda não deve "empregar meios publicitários destinados a criar, artificialmente, na opinião pública, estados mentais, emocionais ou passionais".
Mais informações em breve
Conanda aprova aborto em meninas sem autorização dos pais e exclui orientação sobre adoção
Piorou geral: mercado eleva projeções para juros, dólar e inflação em 2025
Chefe do Dnit responsável pela ponte que caiu no TO já foi preso por corrupção
Emendas: a nova decisão de Dino e o impacto político para o governo Lula; ouça o podcast