| Foto:

Agenda

• Hoje: A Câmara Municipal de Curitiba e a Assembleia Legislativa do Paraná retomam os trabalhos. O recesso da Casa municipal durou todo o mês de julho. Já a paralisação estadual foi de 15 dias.

• Amanhã: termina o prazo para que a Justiça Eleitoral avalie todos os pedidos de registro de candidaturas pelo país. Só no Paraná, são mais de 1,2 mil candidatos.

CARREGANDO :)

Pinga-fogo

"Funcionário fantasma não pode existir em qualquer que seja a instituição. Se eles existem, providências devem ser tomadas. Existem processos institucionais em qualquer que seja a situação."

Marina Silva (PSB), candidata a vice-presidente, em entrevista ao jornal O Estado de S. Paulo, sobre denúncia de que haveria funcionários fantasmas no Sesi.

A partir de hoje e até a data da eleição, a Gazeta do Povo publicará diariamente um santinho com candidatos criados pelo cartunista Benett. Confira o primeiro:

Publicidade

Sem agenda 1

Enquanto os opositores de Dilma Rousseff (PT) na corrida pelo Palácio do Planalto cumpriram extensa agenda de campanha no último fim de semana, a presidente não participou de nenhum evento eleitoral no sábado e no domingo. Além de visitar Curitiba na manhã de sábado, o senador Aécio Neves (PSDB) esteve em Porto Alegre (RS) no mesmo dia e fez uma caminhada em São José dos Campos (SP) no domingo. Já o ex-governador Eduardo Campos (PSB) participou de uma reunião em Brotas (SP) no sábado e depois fez uma pausa para ir a Juazeiro do Norte, interior do Ceará, onde participou do aniversário de 90 anos da sua tia avó, dona Almina Arraes (irmã de Miguel Arraes). No domingo, ele fez atos de campanha em Pernambuco.

Sem agenda 2

Dilma não tinha compromissos eleitorais na agenda. No final da semana passada, a petista permaneceu em Brasília para fazer testes e gravações para os programas de tevê. Dentre os três principais candidatos à Presidência, ela é a quem detém a maior faixa de tempo no programa eleitoral: quase 12 minutos.

Bacacheri movimentado

Publicidade

Minutos antes de Aécio Neves (PSDB) desembarcar em Curitiba, no sábado de manhã, e encontrar Beto Richa (PSDB), Alvaro Dias (PSDB) e a comitiva de aliados que o aguardava no aeroporto do Bacacheri, Gleisi Hoffmann (PT) e Ricardo Gomyde (PCdoB) embarcavam, a poucos metros dali, para um evento de campanha na região de Maringá.

Memória

Enquanto aguardavam a chegada de Aécio, Richa e Alvaro lembravam de um debate entre Alvaro e Requião, nas eleições para governador de 2002. Assunto: pedágio.

Cicatriz

Agora em lados opostos, Aécio Neves (PSDB) e Gustavo Fruet (PDT) têm mantido distância regulamentar. Ainda assim, para o presidenciável, a saída de Fruet do partido foi um erro. "A perda do PSDB mais sentida."

Publicidade

Alegria nacional; irritação doméstica

O deputado Alfredo Kaefer abriu um sorriso quando Aécio Neves gravou um vídeo de apoio à sua candidatura, ainda no hangar do aeroporto do Bacacheri. Antes disso, Kaefer conversava com assessores, irritado. O motivo do mau humor é doméstico. A relação entre Kaefer e o prefeito de Cascavel, Edgar Bueno, a quem o tucano deu um apoio tímido nas eleições passadas, não anda nada bem.

Colaboraram: Katna Baran e Guilherme Voitch.