Nome forte na disputa pela presidência da Assembleia Legislativa, Ratinho Jr. (PSC) tem, desde já, pelo menos dois adversários na disputa: o atual líder do governo, Ademar Traiano (PSDB), e o atual primeiro-secretário da Casa, Plauto Miró (DEM).
Veja o resultado da apuração dos votos de todos os candidatos a deputado estadual no Paraná
Veja o resultado da apuração dos votos de todos os candidatos a deputado federal no Paraná
Fontes do Legislativo e próximas ao governador Beto Richa (PSDB), porém, afirmam com convicção que Ratinho deve voltar à Secretaria de Desenvolvimento Urbano, onde poderá manter uma rede de contatos por todo o estado de olho na eleição para o governo em 2018. Com isso, trabalharia para colocar um deputado do PSC na primeira-secretaria da Assembleia, que comanda o caixa da Casa.
Questionado sobre a eleição para a presidência, Traiano disse que o tempo de Casa vai para o sétimo mandato consecutivo dá a ele bagagem e experiência suficientes para pleitear o cargo. Sobre os possíveis adversários, o tucano afirmou que será possível construir a unidade com base no diálogo e que qualquer decisão passará pelo crivo do governador. "Uma candidatura não pode caminhar sozinha. Ela precisa ser fruto do conjunto de deputados e partidos", defendeu.
Plauto Miró não retornou as ligações da reportagem para falar sobre a pré-candidatura a presidente da Assembleia, que foi confirmada pela assessoria dele.
Esquerda tenta mudar regra eleitoral para impedir maioria conservadora no Senado após 2026
Falas de ministros do STF revelam pouco caso com princípios democráticos
Sob pressão do mercado e enfraquecido no governo, Haddad atravessa seu pior momento
Síria: o que esperar depois da queda da ditadura de Assad