A divulgação dos resultados do segundo turno das eleições municipais deve sofrer atraso de até duas horas devido ao horário de verão. Das 50 cidades onde haverá votação, 37 estão com os relógios adiantados em uma hora, o que representa uma defasagem de outros 13 municípios em relação a Brasília, além daqueles que já possuem diferença no fuso. Enquanto no primeiro turno 90% das urnas foram apuradas até as 20h, neste domingo a marca será atingida por volta das 21h30m.

CARREGANDO :)

O secretário de Tecnologia da Informação do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), Giuseppe Janino, esclareceu que a mudança de horário não interferirá no andamento das eleições, já que as urnas são programadas para funcionar de acordo com a hora local.

A ministra Cármen Lúcia, presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), afirmou que a apuração deve acontecer inclusive com maior rapidez do que no primeiro turno, e apenas a divulgação será afetada pela diferença de horário.

Publicidade

"Temos três horários no Brasil. São quatro estados com duas horas de diferença, além do horário de Brasília e alguns estados com uma hora a menos. A totalização será, talvez, até com uma diferença muito menor em termos de duração do período de totalização em comparação ao primeiro turno", explicou a ministra. "Apenas a divulgação, como teremos que tomar como base o horário de Brasília, não será na mesma rapidez", explica.

Segundo o site do TSE, em Rio Branco, Manaus e Porto Velho a votação será encerrada duas horas após o término nas cidades em que vigora o horário de verão. Já em Salvador, Vitória da Conquista, Fortaleza, São Luís, Campina Grande, João Pessoa, Teresina, Natal, Macapá, Belém, Campo Grande e Cuiabá, a diferença será de apenas uma hora em relação à hora de Brasília.

Duas cidades, São Luís e Campina Grande, receberão tropas federais para a garantia da segurança e da normalidade no pleito. A decisão foi aprovada, em decisões individuais de ministros do TSE.