Começa nesta sexta-feira (26) a veiculação do horário gratuito de propaganda eleitoral. Os programas são a grande chance de os políticos locais conseguirem atrair a atenção dos curitibanos para as eleições municipais. Uma pesquisa feita pelo Ibope entre os dias 19 e 22 de agosto – já dentro do período eleitoral – aponta que 56% dos eleitores da capital paranaense têm pouco ou nenhum interesse pelo pleito deste ano.
Dados da pesquisa mostram que o desinteresse é maior entre os jovens de 16 a 24 anos e entre os adultos de 25 a 34. Outra informação apontada pelo levantamento é que quanto maior a escolaridade do eleitor, mais interesse ele afirma ter pelo processo eleitoral. Apenas 12% dos entrevistados com o ensino fundamental completo disseram ter muito interesse nas eleições. No grupo de eleitores com ensino superior completo, o número chega a 28%.
INFOGRÁFICO: Os números da pesquisa Ibope
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Leia a matéria completaA pesquisa, que ouviu 602 pessoas, não elenca os motivos que levam a esse desinteresse do eleitorado. Entretanto, para o cientista político Emerson Cervi, a culpa deste fenômeno é mais do Congresso Nacional – que aprovou mudanças na legislação eleitoral em 2015 – que dos próprios eleitores.
“A responsabilidade é do Congresso que fez e aprovou a minirreforma que reduziu as campanhas e as deixou invisível para o eleitor”, afirma.
Segundo ele, a tendência é que o interesse dos curitibanos pelo processo eleitoral aumente com o início do horário gratuito de propaganda. “Essa pesquisa foi realizada em um momento em que o eleitor ainda não viu a campanha. Ainda assim, metade tem interesse mesmo antes de ela começar. O que as eleições anteriores mostram é que durante o horário eleitoral o eleitor para pensar sobre a campanha”, diz.
Mudanças
A minirreforma eleitoral aprovada pelo Congresso reduziu, além do período geral de campanha, o tempo e a duração do horário político. De 45 dias, a campanha na televisão e no rádio foi reduzida para 35. Além disso, neste ano, a campanha terá dois blocos , com 10 minutos cada. Em 2012, esses blocos tinham duração de 30 minutos.
Qual o número?
87% dos eleitores entrevistados não sabem o número do candidato em quem querem votar.
Na televisão e no rádio, as inserções de spots durante a grade de programação a que partidos terão direito somarão 70 minutos diários. No último pleito, esse tempo era de 30 minutos. As inserções serão distribuídas entre os candidatos a prefeito (60%) e vereadores (40%). Os candidatos a uma vaga na Câmara Municipal não terão mais direito a aparecer nos blocos de propaganda eleitoral, apenas em inserções pulverizadas ao longo da programação.
Na opinião do cientista político Emerson Cervi, essa mudança dificulta a tomada de decisão do eleitor. “Para vereador tem mil candidatos em Curitiba e o eleitor não tem condições de conhecê-los. Se você não tem mais o horário para vereador, só tem spots de 30 segundos, dificulta a identificação por parte do eleitor indeciso e ele vai tender a votar em quem já conhece”, avalia.
Ficha técnica da pesquisa
Ibope. Metodologia: entre 19 e 22 de agosto de 2016 foram entrevistados 602 eleitores de Curitiba. Margem de erro: 4%. Nível de confiança: 95%. Registro TSE: Nº PR-04300/2016.
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