• Carregando...
Xênia Mello (Psol) e Afonso Rangel (PRP) não foram convidados para participar do debate promovido pela Rádio Jovem Pan | Aniele Nascimento/Gazeta do Povo
Xênia Mello (Psol) e Afonso Rangel (PRP) não foram convidados para participar do debate promovido pela Rádio Jovem Pan| Foto: Aniele Nascimento/Gazeta do Povo

O debate entre os candidatos à prefeitura de Curitiba pela Rádio Jovem Pan, na noite desta quarta-feira (14), foi cancelado. O encontro entre os prefeituráveis aconteceria no câmpus da Universidade Positivo e foi desmarcado após mobilização do PSol, já que a candidata do partido, Xênia Mello, não foi convidada para o evento - o mesmo aconteceu com Afonso Rangel, candidato do PRP.

Veja todas as notícias sobre Xênia Mello

Veja todas as notícias sobre Afonso Rangel

Diante do fato, a campanha de Xênia criou um evento no Facebook e mobilizou grupos de alunos para questionar a atitude juntamente com o partido. Em poucas horas, o evento reuniu mais de 300 participantes. Caso os pedidos de inclusão da candidata no debate não fossem atendidos, o grupo realizaria um debate “alternativo”, onde Xênia Mello comentaria o debate do lado de fora do auditório da universidade.

Os Centros Acadêmicos de Direito (Caua), Jornalismo (Cajup), Engenharia de Bioprocessos e Biotecnologia (CAEBB-UP) e Medicina (Caza), todos da Universidade Positivo, emitiram notas em que consideraram a atitude de não convidar os dois candidatos como antidemocrática. A partir da mobilização dos estudantes, o debate foi cancelado.

De acordo com o presidente do Caua, que representa os estudantes de Direito, Fábio Sevscuec, os acadêmicos entendem que a legislação eleitoral autoriza as empresas a escolherem os candidatos que participarão dos debates, mas que buscaram respostas diante desta escolha. “Buscamos respostas, mas não fomos atendidos. Nos mobilizamos no sentido de defender uma postura mais democrática, afinal, as eleições são um dos mecanismos para que a democracia seja garantida”, afirmou. Ainda de acordo Sevscuec, os Centros Acadêmicos da instituição estão se organizando para realizar um novo evento com os candidatos na disputa.

O grupo RIC, do qual a rádio Jovem Pan faz parte, afirmou por meio de nota que o PSol, partido da candidata Xênia Mello, não tem o direito assegurado pela legislação eleitoral de participar do programa. Mesmo assim, emissora informou que cogitou incluir os dois candidatos no debate, porém, não existia espaço na grade de programação da rádio nem tempo hábil para aprovar novas regras do encontro. Diante das manifestações das redes sociais, a emissora “se viu obrigada a cancelar o evento”, diz a nota. O grupo informou ainda que lamenta o ocorrido e ponderou a existência de risco de atos de intolerância, o que poderia gerar insegurança aos presentes.

Em nota, o PSol Curitiba lamentou a decisão da rádio Jovem Pan e do Grupo RIC de cancelarem o debate e afirmou que em nenhum momento a campanha de Xênia Mello incentivou atos de violência ou intolerância. O partido ainda destacou que as manifestações dos apoiadores foi de questionamento aos organizadores e reafirmou o compromisso com a democracia e o desejo que os debates sejam plurais.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]