Dos 30 deputados federais que representam o Paraná em Brasília, três são pré-candidatos a prefeito: Aliel Machado (Rede), Fernando Francischini (SD) e Marcelo Belinati (PP).
Francischini é pré-candidato à prefeitura de Curitiba. No Facebook, no último dia 12, o deputado federal chamou de fraude a primeira pesquisa Ibope com intenções de voto na cidade, que mostra empate entre Rafael Greca (PMN), Gustavo Fruet (PDT) e Requião Filho (PMDB) .
Assembleia Legislativa cederá ao menos sete deputados para disputa municipal
Leia a matéria completaO deputado Paulo Martins (PSDB) também aparece na pesquisa, mas seu gabinete em Brasília afirmou que ele não deve ser candidato. Francischini (SD) pode concorrer com ao menos cinco deputados estaduais listados para o pleito na capital: Ney Leprevost (PSD), Maria Victoria (PP), Requião Filho (PMDB), Stephanes Junior (PSB) e Tadeu Veneri (PT).
No Norte do estado, Marcelo Belinati (PP) deve disputar o pleito em Londrina. Ele será adversário de Valter Orsi (PSDB), candidato apoiado pelo também deputado federal Luiz Carlos Hauly (PSDB). E, em Ponta Grossa, quem irá disputar as eleições é Aliel Machado (Rede).
Um quarto, Alex Canziani (PTB), não confirma oficialmente, mas alega ter sido procurado para compor uma chapa que envolve o atual Executivo de Londrina. “Depende da coligação. Dificilmente ele sairia sozinho. A convenção do partido está marcada para o dia 31, teremos uma definição até lá”, confirma seu assessor de imprensa.
Bolsonaro e mais 36 indiciados por suposto golpe de Estado: quais são os próximos passos do caso
Bolsonaro e aliados criticam indiciamento pela PF; esquerda pede punição por “ataques à democracia”
Deputados da base governista pressionam Lira a arquivar anistia após indiciamento de Bolsonaro
A gestão pública, um pouco menos engessada