Marcelo Crivella faz campanha| Foto: Divulgação/site do candidato/

O deputado Pedro Paulo (PMDB), candidato do prefeito Eduardo Paes (PMDB) para a sucessão no Rio, foi o que mais oscilou positivamente na pesquisa Datafolha divulgada nesta sexta-feira (9). Ele chegou a 8% das intenções de voto, três pontos percentuais a mais do que há duas semanas, no limite de margem de erro.

CARREGANDO :)

O senador Marcelo Crivella (PRB) segue na liderança, com 29% das intenções de voto -um ponto percentual a mais do que no último levantamento.

Publicidade
Veja também
  • Potenciais eleitores de Greca, Fruet e Requião contam com perfis distintos
  • Fruet e Greca abrem série de debates promovidos pela Gazeta do Povo
  • Miseráveis, com Bolsa Família, fizeram doações eleitorais milionárias; TSE investiga
  • Cidades baixam salários dos vereadores e maioria desiste de disputar reeleição

A pesquisa é a primeira após o início do horário eleitoral, há duas semanas. Pedro Paulo tem o maior espaço na TV e no rádio, ocupando mais de 30% do tempo disponível, em razão das alianças firmadas.

Numericamente, o deputado Marcelo Freixo (PSol) se mantém em segundo, com os mesmos 11% registrados na última pesquisa. Ele está tecnicamente empatado com a deputada Jandira Feghali (PC do B), que oscilou positivamente um ponto e tem 8% das intenções de voto. É o mesmo percentual do peemedebista, que tinha 5% há duas semanas.

O deputado Flávio Bolsonaro (PSC) foi o que mais oscilou negativamente, indo de 9% para 6%. Ele tem o mesmo percentual de Índio da Costa (PSD), que variou positivamente dentro da margem de erro, indo de 4% para 6%. Os dois também estão tecnicamente empatados com Freixo.

A pesquisa foi feita na quinta-feira (8) com 928 eleitores entrevistados. O levantamento está registrado no Tribunal Regional Eleitoral (TRE) sob o número 5459/2016.

Publicidade

O resultado da pesquisa indica que os candidatos vão focar a campanha na disputa pela segunda vaga no segundo turno. Crivella é visto como garantido, e Pedro Paulo o principal adversário a ser batido. O peemedebista tem sido o principal alvo dos adversários.

O Datafolha fez três simulações de segundo turno. Crivella supera Freixo, Jandira e Bolsonaro nos cenários propostos.

Não houve movimentação relevante em relação à rejeição aos candidatos. Pedro Paulo segue como o candidatos com maior taxa, com 28%, tecnicamente empatado com Bolsonaro (27%), Jandira (23%) e Crivella (22%).