Nas eleições de 2016, Curitiba conta número recorde de candidatos a vereador registrados no Tribunal Regional Eleitoral do Paraná (TRE-PR). São 1.090 inscritos aptos* disputando 38 cadeiras na Câmara Municipal de Curitiba. A candidata mais nova é Luciane Bonfim, de 20 anos, nascida dia 25 de junho de 1996. A idade contrasta com a candidata mais velha das eleições curitibanas, Dona Lourdes, de 88 anos, nascida dia 3 de dezembro de 1927, e que busca reeleição ao cargo.
Veja a posição dos candidatos a vereador em temas de Curitiba e escolha o seu!
Curitiba tem 38 milionários concorrendo a vereador; conheça os mais ricos
Leia a matéria completaBem mais velha que Luciane, Dona Lourdes também é mais experiente na função de vereadora. A candidata do PSB ocupa uma vaga na Câmara desde 2005, quando conseguiu angariar 6.438 votos para seu partido. Já nas eleições de 2012, a octogenária teve 9.924 votos. Luciane Bonfim não conta com toda experiência da adversária. Ela está concorrendo pela primeira vez ao pleito. Seu partido é o PSDC.
Apesar da grande diferença de idade, as duas têm algo em comum: ambas não completaram o Ensino Médio. Luciana registrou sua candidatura para vereadora no TRE-PR com o Ensino Médio incompleto e Dona Lourdes tem apenas o Ensino Fundamental completo.
Por faixa etária, na capital, os dados mostram que 656 candidatos (60,18% do total) têm entre 40 e 59 anos. Nos extremos, apenas 77 candidatos (7,06%) têm menos que 30 anos e somente 22 (2,02%) têm mais de 70 anos.
Disputa de idade no cargo de prefeito de Curitiba
Assim como na disputa entre os vereadores, a idade dos candidatos mais velho e mais novo a prefeito conta diferença expressiva. O mais velho entre os nove concorrentes é Tadeu Veneri, do PT, com 63 anos. Já Maria Victoria, do PP, é a mais jovem, com 24 anos. Os dois ocupam atualmente cargo de deputado estadual e concorrem à vaga de prefeito pela primeira vez.
Com a grande diferença de idade, Tadeu Veneri também conta com uma maior experiência na vida pública. O deputado se filiou ao PT em 1988 e foi vereador de Curitiba pela primeira vez em 1994, dois anos depois do nascimento de Maria Victoria. Já a jovem de 24 anos conta com o peso de ser filha de dois conhecidos políticos paranaenses: Cida Borghetti (PP), atual vice-governadora de Beto Richa (PSDB), e Ricardo Barros (PP), ministro da Saúde desde o afastamento da presidente Dilma Rousseff (PT), em maio deste ano.
Além dos dois, a disputa para prefeito conta com: Xênia Mello (PSol), de 31 anos; Requião Filho (PMDB), de 36 anos; Ney Leprevost (PSD), de 42 anos; Gustavo Fruet (PDT), de 53 anos; Ademar Pereira (Pros), de 55 anos; Afonso Rangel (PRP), de 59 anos; e Rafael Greca (PMN), de 60 anos.
Erro milenar nos candidatos a vereador pelo Paraná
Se na capital são 1097 pessoas concorrendo às vagas na Câmara Municipal, no Estado são 30.006. Em âmbito estadual, Dona Lourdes segue como a candidata mais velha e só é ultrapassada devido a erros de cadastros no TSE. Em Agudos do Sul, Professor Moacir (PSB) consta tendo 1052 anos. O político milenar teria nascido em Joinville em janeiro de 964.
Já o mais jovem na busca por um cargo político no Paraná em 2016 é Gabi Druzini (PSC), que tenta uma cadeira na Câmara de Cornélio Procópio. Nascida em 1998, a jovem tem 17 anos, mas completa 18 no dia 22 de outubro.
*Consulta de candidaturas deferidas ou indeferidas com recurso em julgamento na tarde de quarta-feira, 21 de setembro de 2016. Dados do Tribunal Superior Eleitoral (TSE).
Símbolo da autonomia do BC, Campos Neto se despede com expectativa de aceleração nos juros
Após críticas, Randolfe retira projeto para barrar avanço da direita no Senado em 2026
Lula não passa presidência para Alckmin e ministros assumem tratativas no Congresso; assista ao Entrelinhas
São Paulo aprova isenção de IPVA para carros híbridos; elétricos ficam de fora