• Carregando...
Gazeta do Povo
Gazeta do PovoGazeta do Povo
Encerramos agora a cobertura em tempo real deste debate. Agradecemos a você que nos acompanhou e esperamos que estejam aqui nas próximas semanas, conferindo as sabatinas com os candidatos. Até mais!
Gazeta do Povo
Gazeta do PovoGazeta do Povo
Este foi o último debate organizado pela '''Gazeta do Povo''' antes da eleição. A partir da próxima semana, o jornal vai transmitir sabatinas com os nove candidatos à prefeitura de Curitiba. Veja o calendário das sabatinas.
Gazeta do Povo
Gazeta do PovoGazeta do Povo
O debate acabou! Os candidatos já estão fazendo as considerações finais.

Percentual para educação

A candidata Maria Victoria propôs 32% para a educação. Em 2012, a promessa de Fruet era de 30%. Apenas no orçamento deste ano o atual prefeito conseguiu reservar este percentual para a educação, mas ainda não é possível saber se a prefeitura vai, de fato, executar este orçamento integralmente.
Gazeta do Povo
Gazeta do PovoGazeta do Povo
Os candidatos lembram a polêmica envolvendo uma declaração do ministro da saúde Ricardo Barros, pai de Maria Victoria, que deu uma declaração equivocada sobre as mulheres. Veja o que a filha respondeu.
Livre.jor
Livre.jorEspecial para a Gazeta do Povo

"Apenas 7% são isentos"

Maria Victoria diz que "apenas 7%" dos cartões transporte são isentos de cobrança de tarifa. Cabe questionar se já não é demais, uma vez que o sistema foi desintegrado justamente por falta de subsídio público - ou seja, o que os usuários de Curitiba e região metropolitana deixavam nas catracas não era suficiente para arcar com o custo do transporte público. É possível, claro, subsidiar o sistema. Mas quem faria isso? A prefeitura? O estado? Quanto custaria? De onde viria o dinheiro?
Livre.jor
Livre.jorEspecial para a Gazeta do Povo

Não são, candidata!

Maria Victoria diz que reclamações sobre animais de rua lideram as queixas feitas à prefeitura via 156. Não são. Segundo a base de dados do sistema, que é pública, a maioria dos pedidos feitos via 156 diz respeito a motoristas e cobradores de ônibus e porteiros de terminais de transporte.
Livre.jor
Livre.jorEspecial para a Gazeta do Povo

Sobre a Capivara...

Citado pelo candidato Requião Filho, o afável roedor semiaquático que perambula pela região do Parque Barigui e esteve presente nas postagens virtuais da “Prefs”, a capivara, não é um símbolo oficial de Curitiba. E quais seriam, então? Um Grimpeiro com uma flor de Manacá no bico empoleirado no galho de uma araucária no prédio histórico da UFPR na praça Santos Andrade. Leia mais no Livre.jor
Livre.jor
Livre.jorEspecial para a Gazeta do Povo

Já existe, candidato!

Requião Filho diz que, com a tecnologia, documentos da prefeitura poderiam estar "a um clique" de distância. Na verdade, já estão, por força de lei: a Lei de Acesso à Informação, de 2011, diz que qualquer cidadão pode demandar qualquer dado ao poder público, sem especificar motivos, e deve ser atendido. Em Curitiba, ela está regulamentada desde 2012, quando Luciano Ducci (PSB) era prefeito.

DNA 2

Assim como o pai Ricardo Barros, que é ministro da Saúde, Maria Victoria propõe o uso da telemedicina como forma de melhorar a saúde pública.
Livre.jor
Livre.jorEspecial para a Gazeta do Povo

Moradores de rua por opção?

Segundo dados de pesquisa da prefeitura realizada em abril deste ano com base em 1.133 questionários preenchidos pela FAS, entre os principais motivos que levaram à situação de rua estão: drogas (27%), álcool (24%), conflitos familiares (22%), desemprego (9,9%), perda de moradia (5,9%) e decepção amorosa (4%). Segundo a candidata Maria Victória, muitos estão por opção nas ruas. De acordo com a pesquisa, apenas 2,5% (28 pessoas) dos entrevistados afirmaram isso.

DNA

No velho estilo Requião “pai”, o filho critica o casal Richa e a gestão da assistência social durante a prefeitura de Beto Richa.
Gazeta do Povo
Gazeta do PovoGazeta do Povo
Maria Victoria começa a falar sobre os moradores de rua de Curitiba. A '''Gazeta do Povo''' já mostrou quantas pessoas vivem em situação de rua na capital. Leia a matéria completa.
Gazeta do Povo
Gazeta do PovoGazeta do Povo

Segundo bloco

Estamos no segundo bloco! Agora é a vez de Maria Victoria começar falando. Os candidatos têm 20 minutos cada.
Gazeta do Povo
Gazeta do PovoGazeta do Povo
A discussão entre os modelos de gestão pública de 1992, quando Rafael Greca era prefeito, e de atualmente, na administração de Gustavo Fruet, passou a integrar também o discurso dos demais candidatos. Leia mais sobre a comparação das 'Curitibas'.

Críticas

No primeiro bloco do debate, as principais críticas foram destinadas aos candidatos Rafael Greca e Gustavo Fruet.
Gazeta do Povo
Gazeta do PovoGazeta do Povo

Intervalo

Acabou o primeiro bloco do debate. Temos cinco minutos de intervalo!
Gazeta do Povo
Gazeta do PovoGazeta do Povo
Quase no fim! O tempo de Maria Victoria nesse bloco já esgotou. Requião Filho tem mais 47 segundos para falar.

Coworkings

A ideia de coworkings públicos caiu no gosto dos candidatos. No debate de ontem, Ney Leprevost (PSD) também citou a ideia como uma solução para fomentar negócios e geração de empregos na cidade.
Livre.jor
Livre.jorEspecial para a Gazeta do Povo

Aulas de inglês

Requião Filho e Maria Victoria falam em implantar aulas de inglês. Na verdade, aulas de língua estrangeira são obrigatórias, do sexto ao nono ano, desde 1996. A prefeitura diz ter sempre cumprido a regra.
Livre.jor
Livre.jorEspecial para a Gazeta do Povo

Lei do Aluguel Social

Foi sancionada em 2015 lei que autoriza a criação e define os procedimentos do Programa de Aluguel Social, e “estabelece a concessão de benefício financeiro mensal para cobertura de despesas com moradia de famílias de baixa renda, na forma que especifica." De autoria do vereador Jorge Bernardi (Rede), candidato a vice com Requião, o projeto foi publicado como lei 14.700 em julho de 2015. Leia o texto.
Gazeta do Povo
Gazeta do PovoGazeta do Povo

"Atestado de lernista"

Malvisto até eleições recentes, ex-prefeito e ex-governador Jaime Lerner reconquista prestígio e sua imagem passa a ser alvo da cobiça dos concorrentes à prefeitura de Curitiba. Leia matéria completa.
Livre.jor
Livre.jorEspecial para a Gazeta do Povo

Lerner de volta?

Maria Victoria volta a mencionar "o grande Jaime Lerner" no debate. A candidata chegou a falar que estava tendo "aulas sobre Curitiba" com o ex-prefeito e ex-governador. Consultado, o escritório de Lerner informou o Livre.jor que "o arquiteto não participa destas eleições".

"Trenzinho ligando shoppings"

Em sua fala, o candidato Requião Filho (PMDB) refere-se a Rafael Greca (PMN). O plano de governo que Greca protocolou no TSE prevê a criação de uma "linha de bonde urbano ligará o Shopping Estação ao Shopping Mueller e ao Shopping Pátio Batel, refazendo, numa visão moderna, o antigo traçado da empresa de Santiago Colle".
Livre.jor
Livre.jorEspecial para a Gazeta do Povo

Guardas no lugar de professores?

Maria Victoria volta a propor que Guardas Municipais atuem como docentes, em escolas, falando sobre cidadania, direitos e deveres, segundo ela ausentes do currículo o fim da disciplina de Estudos Sociais. A matéria de Estudos Sociais, que abrangia História, Geografia e Organização Social e Política do Brasil (OSPB), foi instituída pelo Conselho Federal de Educação na Doutrina do Núcleo Comum, em 1971 – auge da ditadura militar. Mas a idéia remonta aos anos 1930, e foi defendida por educadores como Anísio Teixeira. Apesar da disciplina não existir mais, temas como direitos humanos e cidadania estão no currículo escolar, informa informa a Secretaria da Educação.
Livre.jor
Livre.jorEspecial para a Gazeta do Povo

Saúde

Requião Filho (PMDB) diz que "sempre tem uma UPA fechada para reforma [porque] a prefeitura não tem equipes suficientes, e as remaneja de uma UPA para outra". É um dado difícil de se apurar. Em documento enviado ao Livre.jor via Lei de Acesso à Informação, a prefeitura informa que havia 5.881 profissionais atuando nas unidades de saúde em 2010, e 6.815 em julho de 2016 - um aumento de 15,88%. Cabe questionar se o aumento de pessoal é compatível com da demanda. Maria Victoria diz que é possível solucionar problemas, pois Curitiba tem o quinta arrecadação do país entre as capitais. Mas é preciso lembrar que, dos R$ 8,7 bi previstos para 2017 na Lei de Diretrizes Orçamentárias, pelo menos R$ 4,3 bilhões pagarão os servidores municipais. Fora isso, existem os dispêndios mínimos constitucionais de 25% na Educação e 15% em Saúde - grande parte disso, para custeio das estruturas que já existem.
Gazeta do Povo
Gazeta do PovoGazeta do Povo
Os candidatos falam sobre segurança e Requião Filho aproveita para alfinetar o governo estadual e Beto Richa, lembrando que é dessa esfera o controle sobre a Polícia Militar. A mãe de Maria Victoria é a vice-governadora, Cida Borghetti.

Big brother

A candidata Maria Victória, assim como o candidato Ney Leprevost fez no debate de ontem (15), defende que as câmeras de segurança privadas sejam integradas a um sistema público de monitoramento.

Custo dos CMEIs

Segundo informações da prefeitura publicadas na Lei de Diretrizes Orçamentárias de 2017, o custo de operação de um Centro Municipal de Educação Infantil (CMEI) durante um ano equivale ao valor investido para a construção do equipamento.
Gazeta do Povo
Gazeta do PovoGazeta do Povo
Em fevereiro, a '''Gazeta do Povo''' visitou diversos CMEIs de Curitiba, antes do início do ano letivo. Leia matéria completa.
Gazeta do Povo
Gazeta do PovoGazeta do Povo
Maria Victoria troca de assunto e fala sobre educação, dando um toque pessoal à pergunta: ela menciona os filhos gêmeos de Requião Filho.
Gazeta do Povo
Gazeta do PovoGazeta do Povo
Os candidatos começaram o debate com um tema complexo, que é o transporte coletivo da capital. Falaram brevemente sobre contratos, integração metropolitana e frota com a vida útil vencida. Logo, mudaram de assunto e estão falando sobre saúde.
Livre.jor
Livre.jorEspecial para a Gazeta do Povo

Transporte coletivo

Maria Victoria (PP) erra ao dizer que os contratos do transporte coletivo de Curitiba estão "sub-júdice". Na verdade, o que há é uma decisão liminar que garante às empresas o direito não não renovar a frota de ônibus. Com isso, havia 248 veículos circulando com vida útil vencida em julho passado, e não 183, como disse a candidata.

Relatório CPI

O relatório da CPI do Transporte Coletivo da Câmara de Curitiba foi publicado em novembro de 2013. A íntegra do documento pode ser lida aqui.
Gazeta do Povo
Gazeta do PovoGazeta do Povo
A discussão sobre a frota de ônibus vencida é antiga. A aquisição de novos ônibus está suspensa desde 2013 e a substituição dos veículos vai acontecer na próxima gestão da prefeitura. Leia mais sobre o assunto.
Gazeta do Povo
Gazeta do PovoGazeta do Povo
Por sorteio, quem começa a falar é o candidato Requião Filho.
Gazeta do Povo
Gazeta do PovoGazeta do Povo
O debate vai começar! Neste primeiro bloco, cada candidato tem 25 minutos para falar. Teremos um intervalo de cinco minutos e aí partimos para o bloco final, em que os candidatos têm 20 minutos cada. Por fim, cada candidato tem um minuto para considerações finais.

Bastidores

Ao chegar no estúdio da Gazeta do Povo, a candidata Maria Victoria aproveitou a oportunidade para pedir o voto dos funcionários do jornal.
Livre.jor
Livre.jorEspecial para a Gazeta do Povo

Checagem de fatos

O Livre.jor irá confrontar as afirmações dos candidatos com os fatos e postar por aqui.

Requião Filho

No perfil publicado pela Gazeta do Povo, Requião Filho (PMDB) fala sobre a fama de bad boy e as festas de sua juventude em Brasília.

Maria Victoria

Leia o perfil da Maria Victoria (PP) publicado pela Gazeta do Povo e fique sabendo, entre outras coisas, que lutar boxe e praticar tiro esportivo são alguns dos hobbies da candidata.
Gazeta do Povo
Gazeta do PovoGazeta do Povo
Bom dia! Começa agora a cobertura em tempo real do último debate entre os candidatos à prefeitura organizado pela '''Gazeta do Povo'''. Hoje é a vez de Maria Victoria (PP) e Requião Filho (PMDB).
0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]