O sorteio realizado na sede da Gazeta do Povo nesta quinta-feira (25) determinou que Gustavo Fruet (PDT) e Rafael Greca (PMN) vão abrir a série de debates que o jornal realizará entre os candidatos à prefeitura de Curitiba. Os debates, que serão realizados entre 12 e 16 de setembro, colocarão os candidatos em confrontos diretos, um contra um. As regras e os confrontos foram definidos depois de uma série de reuniões com os representantes dos candidatos.
O confronto entre Greca e Fruet está marcado para o dia 12 de setembro, às 10 horas, com duração prevista de uma hora e meia. No dia 14, ocorre o debate entre Maria Victoria (PP) e Requião Filho (PMDB). No dia 15, quem participa são os candidatos Ney Leprevost (PSD) e Tadeu Veneri (PT). Fechando a semana, no dia 16, se encontram Xênia Mello (PSol) e Afonso Rangel (PRP). O candidato Ademar Pereira (Pros) foi o único a não aceitar as regras do debate e, portanto, não participará do evento.
Greca é campeão de engajamento no Facebook; veja o placar
Leia a matéria completaOs debates foram programados para permitir a maior liberdade possível aos candidatos, sem as amarras que marcam os confrontos em veículos que precisam atender às regras vigentes para concessões públicas, como rádio e tevê. Não há definição prévia de assuntos e também não haverá um mediador fazendo perguntas. Os candidatos falarão exclusivamente entre si.
Nos eventos, cada candidato terá 45 minutos para gastar como quiser, fazendo perguntas e respondendo ao oponente. Como num jogo de xadrez, a cada vez que terminar de falar, o candidato bate no relógio regressivo que marca seu tempo, e o tempo do adversário é que passa a ser descontado. Quando o cronômetro de um dos candidatos zerar, o outro ainda pode usar o tempo que lhe restou.
O sorteio, feito com transmissão pelo Facebook, contou com a participação dos seis candidatos que têm maior representação no Congresso Nacional. Na quarta-feira (24), os três candidatos com menor representação, convidados para participar em um único dia, já tinham participado de sorteio semelhante.
A Gazeta do Povo também, realizará sabatinas com os nove candidatos à prefeitura, entre 19 e 29 de setembro. As datas também foram definidas por sorteio. Nas entrevistas, os candidatos serão questionados por cinco repórteres do jornal durante duas horas, com transmissão ao vivo pela internet.
Veja as datas para os confrontos diretos
12 de setembro
Gustavo Fruet x Rafael Greca
14 de setembro
Maria Victoria x Requião Filho
15 de setembro
Ney Leprevost x Tadeu Veneri
16 de setembro
Afonso Rangel x Xênia Mello
Veja as datas das sabatinas
19 de setembro
Rafael Greca
20 de setembro
Ademar Pereira
21 de setembro
Requião Filho
22 de setembro
Gustavo Fruet
23 de setembro
Tadeu Veneri
26 de setembro
Maria Victoria
27 de setembro
Xênia Mello
28 de setembro
Ney Leprevost
29 de setembro
Afonso Rangel
Bolsonaro e mais 36 indiciados por suposto golpe de Estado: quais são os próximos passos do caso
Bolsonaro e aliados criticam indiciamento pela PF; esquerda pede punição por “ataques à democracia”
Deputados da base governista pressionam Lira a arquivar anistia após indiciamento de Bolsonaro
A gestão pública, um pouco menos engessada
Deixe sua opinião