O deputado federal Marcelo Belinati (PP), que disputa a prefeitura de Londrina, caiu sete pontos porcentuais desde a última pesquisa divulgada pelo Ibope*. De acordo com o novo levantamento encomendado pela RPC, Belinati aparece com 48% das intenções de voto. Em agosto**, o deputado tinha 55%. Mesmo com a queda, o parlamentar ainda venceria no primeiro turno - de acordo com a sondagem, Belinati tem 56% dos votos válidos, que exclui brancos e nulos.
O empresário Valter Orsi (PSDB), que aparecia em terceiro lugar, disparou e aparece em segundo, com 21%. Em agosto, 5% dos entrevistados afirmaram que tinham intenção de votar em Orsi, que é apoiado pelo atual prefeito, Alexandre Kireeff (PSD). A vereadora Sandra Graça (PRB) tinha 8% das intenções de voto e manteve o mesmo índice na nova sondagem.
André Trindade (PPS) registrou 4%, crescendo 3 pontos porcentuais. Odarlone Orente (PT) tem 3% das intenções de voto. Luciano Odebrecht (PMN) e Paulo Silva (PSol) têm 1% cada. Flávia Romagnoli (Rede) não pontuou nesta pesquisa.
Brancos e nulos somam 10% dos entrevistados e 4% não souberam ou não quiseram responder.
Rejeição
O Ibope também perguntou aos entrevistados em qual candidato o eleitor não votaria de jeito nenhum. Todos os candidatos aumentaram o índice de rejeição em relação à última pesquisa. Sandra Graça foi a que mais cresceu em rejeição, saindo de 26% em agosto para 34%. Odarlone saiu de 14% de rejeição para 27%. Marcelo Belinati cresceu três pontos porcentuais em rejeição, saindo de 20% para 23%.
De acordo com a sondagem, 22% dos entrevistados afirmaram que não votariam em Paulo Silva. Estes eram 13% em agosto. Luciano Odebrecht aumentou 4 pontos porcentuais no item rejeição, saindo de 16% para 20%. Valter Orsi e André Trindade tem 19% de rejeição cada um. Flavia Romagnoli tem 18%.
Ficha Técnica dos levantamentos
*A pesquisa foi contratada pela Sociedade Rádio Emissora Paranaense S.A e foi realizada entre os dias 15 e 18 de setembro com 700 eleitores. A margem de erro da pesquisa estimulada é de 4 pontos percentuais para mais ou para menos. O nível de confiança é de 95%. A pesquisa está registrada no Tribunal Regional Eleitoral do Paraná (TRE-PR) sob o protocolo Nº PR- PR-05633/2016.
**A pesquisa foi contratada pela Sociedade Rádio Emissora Paranaense S.A e foi realizada entre os dias 19 e 22 de agosto com 602 eleitores. A margem de erro da pesquisa estimulada é de 4 pontos percentuais para mais ou para menos. O nível de confiança é de 95%. A pesquisa está registrada no Tribunal Regional Eleitoral do Paraná (TRE-PR) sob o protocolo Nº PR-09340/2016.
Símbolo da autonomia do BC, Campos Neto se despede com expectativa de aceleração nos juros
Após críticas, Randolfe retira projeto para barrar avanço da direita no Senado em 2026
Novo decreto de armas de Lula terá poucas mudanças e frustra setor
Câmara vai votar “pacote” de projetos na área da segurança pública; saiba quais são