A aproximadamente três meses das eleições de 2016, a prefeitura de Curitiba passou a ressaltar obras e investimentos feitos na atual gestão. Isso representa uma mudança no teor da comunicação da prefeitura. No início do atual mandato, a prefeitura focou suas estratégias de comunicação em ações mais institucionais, destacadas da imagem do prefeito e da listagem de realizações.
O prefeito Gustavo Fruet (PDT) defende que se trata de uma prestação de contas da prefeitura. Entretanto, nos bastidores, articuladores políticos do prefeito admitem que a oposição tem focado sua campanha em acusar Fruet pela falta de realizações – e essa campanha poderia ser encarada como um antídoto para esse discurso.
Neste fim de gestão, a prefeitura lançou um novo slogan: “Curitiba faz bem para você”. A frase está presente em livreto, distribuído gratuitamente em lugares públicos, e em vídeo institucional recém-lançado pela administração municipal. O conteúdo, basicamente, lista obras realizadas pela gestão, dados como número de matrículas na rede pública, taxa de mortalidade infantil e prêmios recebidos pelo prefeito.
Uma versão inicial do livreto, de capa verde, fazia também críticas ao estado no qual as finanças públicas se encontravam e comparava a atual gestão com o período no qual Luciano Ducci (PSB) foi prefeito – uma comparação destacada foi o custo do viaduto da Marechal Floriano, da era Fruet, e o do viaduto estaiado da Avenida das Torres, da era Ducci. Essas comparações foram retiradas, porém, da segunda edição, de capa alaranjada.
Essa tentativa de usar a comunicação da prefeitura para apresentar obras e realizações pode ter relação com o discurso da oposição de que a prefeitura está estagnada. No início do ano, a Gazeta do Povo entrevistou sete pré-candidatos à prefeitura – Fruet foi convidado, mas preferiu não participar – e todos criticaram a suposta inação da prefeitura.
Ducci, que deixou a corrida eleitoral para apoiar Rafael Greca (PMN), chegou a declarar que a prefeitura está “fechada para balanço” desde que o atual prefeito assumiu. Greca disse que Fruet não fez nada de mal, mas “é omisso”. “Você sabe uma ponte que o Fruet fez? Diga onde. Você sabe uma obra do Gustavo Fruet? Diga onde. Eu outro dia vi o Fruet inaugurar um corrimão numa pinguela do Rio Belém”, criticou. Os outros pré-candidatos fizeram comentários similares.
Por restrições eleitorais, redes sociais da “prefs” saem do ar
Leia a matéria completaAgenda positiva
Para Fruet, a campanha tem “o objetivo de prestar contas sobre as ações da prefeitura”. De acordo com o prefeito, a agenda do debate político tem sido bastante negativa, com denúncias de corrupção envolvendo governantes em todos os níveis, e o objetivo da prefeitura com a campanha, além de prestar contas, é colocar uma “agenda positiva” para o debate público.
O prefeito diz, ainda, que a publicidade foi, assim como outros setores, alvo de fortes cortes orçamentários. “É a gestão que menos gastou, nos últimos tempos, com publicidade e propaganda. Deixamos de investir em publicidade, em comparação com a gestão passada, o equivalente ao custo dos 32 CMEIs que serão entregues [pela atual gestão]”, declarou.
Obras
Entre os feitos destacados pela gestão de Gustavo Fruet estão a criação de 10 mil novas vagas em creches, 86% de alunos da rede pública estudando em tempo integral, a criação de 8,9 quilômetros quadrados de áreas verdes municipais e a reforma de 69 unidades de saúde.
A prefeitura também destaca que fez grandes obras viárias. São citadas a conclusão da Linha Verde Sul, a retomada das obras da Linha Verde Norte e a construção de viaduto na Avenida Marechal Floriano, no Boqueirão. Os livretos falam, ainda, que o salário médio dos servidores municipais subiu de R$ 3,2 mil para R$ 5,3 mil.
Fim do ano legislativo dispara corrida por votação de urgências na Câmara
Boicote do agro ameaça abastecimento do Carrefour; bares e restaurantes aderem ao protesto
Frases da Semana: “Alexandre de Moraes é um grande parceiro”
Cidade dos ricos visitada por Elon Musk no Brasil aposta em locações residenciais