Dezessete cidades do Paraná vivem a incerteza de não ter um prefeito eleito para assumir a gestão a partir de 2017. Os candidatos mais votados nessas cidades tiveram a candidatura indeferida e aguardam julgamento de recurso na Justiça Eleitoral.
Segundo a legislação eleitoral, esses candidatos puderam realizar todos os atos de campanha e tiveram o nome e número nas urnas eletrônicas. Porém, os votos só podem ser computados se a Justiça Eleitoral deferir o registro da candidatura.
Saiba quem são os eleitos de todo o Brasil com candidaturas indeferidas
De acordo com o Tribunal Superior Eleitoral (TSE), a expectativa é que todos os recursos sejam julgados até o dia 19 de dezembro. Em todo o país são 145 cidades em que o candidato mais votado aguarda julgamento de recurso.
Caso os registros não sejam deferidos, os municípios vão ter que realizar novas eleições no prazo de 60 dias a partir do julgamento. Caso alguma cidade não tenha elegido um prefeito até o dia 1º de janeiro, quem assume temporariamente a Prefeitura é o presidente da Câmara de Vereadores do município.
Em duas cidades do Paraná a situação é ainda mais grave. Em Jaguariaíva e Sertanópolis, todos os candidatos que concorreram tiveram a candidatura indeferida pela Justiça Eleitoral e aguardam recurso. Se nenhum dos candidatos tiver a situação normalizada, as cidades terão de organizar novas eleições com candidatos diferentes.
Em Jaguariaíva, o candidato mais votado foi o atual prefeito Juca (PHS), com 11,6 mil votos. Os candidatos Ademar (PSDB) e Renata Baroni (SD) também aguardam recursos na Justiça para o deferimento das candidaturas. Já em Sertanópolis, o prefeito Tide Balzanelo (PDT) conquistou a maioria dos votos na cidade: 6,2 mil. O outro candidato, Dr Luís (PMDB) também teve a candidatura indeferida.
As cidades de Cambará, Colorado, Congonhinhas, Cruzeiro do Iguaçu, Cruzmaltina, Foz do Iguaçu, Moreira Sales, Nova América da Colina, Nova Fátima, Piraí do Sul, Primeiro de Maio, Quatiguá, Reserva do Iguaçu, Roncador e São Pedro do Iguaçu também ainda não conhecem o prefeito que vai assumir em 2017.
CCJ deve passar para as mãos do Centrão e pautas conservadoras podem ficar travadas
Médicos afirmam que Lula não terá sequelas após mais uma emergência de saúde em seu 3º mandato
Conjuntura internacional pode concretizar acordo entre Europa e Mercosul, mas Lula quer o crédito
Podcast analisa o primeiro ano de Javier Milei como presidente da Argentina
Deixe sua opinião