Ao contrário das propostas dos candidatos à prefeitura que ficam concentradas nos planos de governo enviados ao TSE – e geralmente publicados em formato mais detalhado no site dos prefeituráveis –, os projetos que os candidatos a vereador têm para a cidade não são tão fáceis de encontrar.
Descentralizadas, as propostas não seguem nenhum padrão de publicação e geralmente aparecem nas redes sociais dos candidatos, misturadas a fotos de campanha e declarações de apoio.
Nas páginas e perfis no Facebook dos 14 novatos eleitos para a Câmara Municipal – são poucos os que têm sites – há propostas sobre os diversos temas municipais. Alguns, entretanto, são mais recorrentes e comuns a um número maior de candidatos.
Mobilidade
Um dos principais temas na campanha para a prefeitura, a mobilidade também aparece no discurso dos novos vereadores eleitos.
Na campanha de Goura (PDT), o assunto é um dos mais abordados. Entre as propostas apresentadas pela campanha estão a “Ampliação da Rede Cicloviária, através da efetivação da Lei da Bicicleta (Lei n 14.594 2015), que dispõe sobre a Mobilidade Urbana Sustentável”.
Para o transporte coletivo, o vereador eleito propõe ampliar as faixas exclusivas para ônibus, melhorando a operação do sistema e reduzindo o tempo de deslocamento para o usuário.
Já o vereador eleito Oscalino do Povo (PTN) propõe que na revitalização de ruas nos bairros de Curitiba, seja dada preferência para as vias por onde circulem os veículos do transporte coletivo.
Educação
Durante a campanha, o vereador eleito Professor Euler (PSD) publicou 12 propostas específicas para o tema da educação. Entre elas está adoção do modelo de ensino integral em todas as escolas. “Além de promover aumento significativo no aprendizado, essa medida também ajudará a avançar a equidade entre escolas e também entre os alunos”, diz o material do candidato eleito.
Além disso, Euler prevê também a iniciação de alunos em atividades profissionalizantes, “de forma a mostrar que o trabalho é a maneira honesta e moral de se gerar renda”.
Para Maria Letícia Fagundes, candidata eleita pelo PV, uma forma de melhorar a educação na cidade é garantir a qualificação dos professores. Para isso, ela propõe a universalização do ensino superior para educadores dos CMEIs terem oportunidade de se tornarem professores “com mais qualidade de direitos e benefícios”.
Ligado à comunidade evangélica, Thiago Ferro (PSDB) propõe a execução de “projetos com ênfase na formação de cidadãos de bem com valores familiares e cristãos”, além do combate à ideologia de gênero.
Animais de Rua
A próxima legislatura da Câmara municipal terá duas vereadoras eleitas principalmente por sua atuação na causa da defesa animal.
Kátia dos Animais de Rua (SD) e Fabiane Rosa (PSDC) atuam em grupos distintos de proteção animal. Mais difusos, os materiais de campanha de Fabiane falam em implementar políticas públicas “através do controle ético dos animais, fiscalização intensa e punição para os crimes de maus tratos e abandono”.
As propostas de Kátia envolvem, entre outras, campanhas de castração permanente, realização de um censo dos animais domésticos existentes para que sejam cadastrados e chipados e isenção de IPTU e ISS para clínicas veterinárias que atendam gratuitamente.