Chegou o último dia para o recadastramento biométrico em Cascavel e Ponta Grossa e filas enormes se formam na tarde desta sexta-feira (29). A Justiça Eleitoral vai distribuir senhas, mas já avisou que não conseguirá atender os milhares de eleitores que deixaram para fazer o registro biométrico no último dia. Contudo, quem não conseguiu se recadastrar não precisa se desesperar. É que a situação ainda pode ser regularizada, sem grandes problemas, até o dia 4 de maio.
A Justiça Eleitoral explica que os moradores dessas duas cidades que não fizerem o recadastramento biométrico até o prazo final (29) terão os títulos cancelados. Mas não perderão o número original do documento nem serão impedidos de votar caso procurem o Fórum eleitoral até 150 dias antes da eleição. Quem tiver o título cancelado pode ter problemas para fazer passaporte ou prestar concurso público. Contudo, a Justiça Eleitoral assegura que a regularização é rápida. Quem define se o eleitor precisará pagar multa é o juizado local. Geralmente, o valor é fixado em menos de R$ 5.
Mas não há motivo para deixar para a última hora. No site da Justiça eleitoral é possível agendar o recadastramento. Na lista de municípios que ainda passarão por recadastramento biométrico até março estão São José dos Pinhais, Araucária, Fazenda Rio Grande, Foz do Iguaçu e Campo Mourão.
Aviso aos idosos
A Justiça Eleitoral faz um alerta especial para as pessoas com mais de 70 anos. Quem tem direito ao voto facultativo e decidir não se recadastrar, não perde benefícios, como a aposentadoria. Mas não conseguirá votar nas próximas eleições.
Lula vai trabalhar crise dos deportados internamente sem afrontar Trump
Delação de Mauro Cid coloca Michelle e Eduardo Bolsonaro na mira de Alexandre de Moraes
Crise do Pix, alta de alimentos e Pé-de-Meia mostram que desconfiança supera marketing de Lula
Tiro no “Pé-de-Meia”: programa pode levar ao impeachment de Lula; ouça o podcast
Deixe sua opinião