• Carregando...
Poda de árvores no bairro do Batel. | Aniele Nascimento/Gazeta do Povo
Poda de árvores no bairro do Batel.| Foto: Aniele Nascimento/Gazeta do Povo

A prefeitura de Curitiba contestou a avaliação dos especialistas ouvidos pela Gazeta do Povo de que a cidade não tem um plano diretor de arborização claro, que falta conhecimento científico na escolha das espécies e do local para o plantio e que há falhas na prevenção de quedas, conforme publicado na reportagem Curitibano vive ‘caso de amor e ódio’ com árvores de rua.

Em nota enviada à Redação, a prefeitura informa que tem sim um planejamento criterioso da arborização, aliado a um manejo eficaz e adequado à realidade urbana. Segundo a prefeitura, esse trabalho é feito por especialistas e técnicos da área, com base em critérios técnicos e científicos, buscando proporcionar conforto climático e beleza estética.

A estratégia de arborização, segundo a prefeitura, baseia-se na escolha de espécie adequada ao ambiente do plantio. Segundo a prefeitura, há mais de cinco anos Curitiba não são utilizadas espécies de grande porte na arborização de ruas.

De acordo com a nota, os critérios de escolha são o porte (são escolhidas árvores de altura pequena e média), o formato da copa, a resistência a pragas e doenças, a adaptabilidade ao clima, o tipo de raiz e a presença de flores ou frutos. Como precaução, informa a prefeitura, também são descartadas na escolha espécies que tenham espinhos, frutos grandes e substâncias tóxicas. A prefeitura diz ainda que dá preferência a espécies nativas e que hoje 80% dos exemplares plantados na cidade são da flora nacional.

A prefeitura também afirma que faz um trabalho permanente de monitoramento das árvores plantadas em espaços públicos da cidade, com foco na prevenção a eventuais danos e acidentes. Entre 2013 e 2015, segundo a administração municipal, foram removidas 10.925 árvores em espaços públicos da cidade. Por outro lado, foram plantadas no mesmo período 139.199 mudas em diversos espaços públicos (incluindo parques) e 87.428 na arborização (nessa conta da prefeitura não estão apenas exemplares em ruas, mas plantios em minibosques, matas ciliares e em festividades da cidade).

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]