| Foto: Daniel Castellano/Gazeta do Povo

Mais de 100 mil eleitores curitibanos são filiados a partidos políticos e jogarão um papel que pode ser decisivo na disputa pelo executivo municipal. O número representa 7,9% do eleitorado da capital apto a participar das eleições deste ano – 1,2 milhão de eleitores. Todos os 35 partidos registrados no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) têm filiados em Curitiba e a maioria fará coligação com outros partidos para somar forças na disputa por votos.

CARREGANDO :)

Pode parecer pouco, mas em 2012, no primeiro turno, apenas três prefeituráveis conseguiram mais de 100 mil votos. No pleito anterior, em 2008, decidido em turno único, somente dois.

RAIO-X: Veja o tamanho dos partidos em Curitiba pelo número de filiados

Publicidade

O partido com maior número de filiados em Curitiba é o PP, que em convenção indicou a candidatura da deputada estadual Maria Victória (filha do ministro da Saúde, Ricardo Barros, e da vice-governadora Cida Borghetti), com 14 mil filiados aptos a votar.

Na sequência, estão PDT, do prefeito e candidato à reeleição Gustavo Fruet, com 13 mil eleitores filiados, e PSDB, com 10 mil.

Os líderes nacionais PMDB, com mais de 2 milhões eleitores filiados, e PT, com 1,5 milhão, ocupam posições modestas no cenário curitibano. Figuram, respectivamente na quinta e sexta posições, com 9.949, e 9.279 filiados, respectivamente.

Na capital, o PMDB terá o deputado estadual Requião Filho (filho, como o nome indica, do senador e ex-governador Roberto Requião) como concorrente ao Palácio 29 de Março. Já o PT indicou o também deputado estadual Tadeu Veneri.

Publicidade

Campeão de envolvidos na Lava Jato é recordista em número de filiados em Curitiba

Partido que mais contabiliza filiados em Curitiba, com 14% do total, o PP também é líder na lista de investigados pela operação Lava Jato.

Conforme o portal do jornal O Globo, 31 dos 50 nomes analisados pelo Supremo Tribunal Federal (STF) são ou foram filiados ao Partido Progressista. Na sequência aparecem PT (oito investigados no STF), PMDB (7) e PSDB, PTB e SD (um cada).

A liderança pepista não é fenômeno recente. O partido já detinha o maior número de filiados em Curitiba nas eleições municipais de 2008 e 2012.

Curitiba é a a única capital em que o PP é líder em filiados. Em todo o país, o PT é o partido com mais filiados em oito capitais, seguido de PMDB, com cinco, PDT (quatro) e PSDB (três).

Publicidade

PSOL e PSB são os que mais cresceram desde últimas eleições

O número de curitibanos filiados a partidos políticos subiu 5% em 2016 na comparação com o que o TSE (Tribunal Superior Eleitoral) registrava na última eleição municipal, em 2012. Ante 2008, porém, o crescimento é expressivo – 28% mais filiados em 2016.

O salto já era grande em 2012, ano em que os partidos registraram aumento de 23,4% no número de correligionários ante o que contabilizavam quatro anos antes. Em números absolutos, havia 80 mil curitibanos filiados a algum partido em 2008 e 99,8 mil em 2012.

Segundo o TSE (Tribunal Superior Eleitoral), o eleitorado curitibano cresceu 9,91% entre 2012 e 2016, mas apenas 2,7% na comparação entre este ano e 2008. Isso pode ser explicado pelo recadastramento biométrico, realizado entre 2011 e 12 na capital.

Os partidos que mais cresceram foram o PSB, com taxa de 670% no período, e o PSOL, com taxa de 635% nos oito anos.

Entre as maiores legendas, PSDB (2,75%), PT (1,88%) e PDT (5,17%) registram aumento de filiados em 2016, na comparação com 2012. Por outro lado, o PMDB encolheu em 5,65% no período, bem como o PR (-1,65%).

Publicidade

O PR é também o único a perder filiados na capital na comparação entre 2016 e 2008. Vale lembrar que entre as três eleições, fora das contagens, surgiram oito novas legendas: Novo, Pen, PMB, PPL, Pros, PSD, Rede e Solidariedade.

Além disso, nos seis primeiros meses deste ano, partidos com eleitorado consolidado em Curitiba, como PMDB, DEM, PSC, PP, PSDB e PT, fecharam no vermelho o saldo de eleitores filiados.

Infográficos Gazeta do Povo[Clique para ampliar]