Dez dias separaram o fim da aplicação dos questionários da segunda pesquisa Ibope* e o início do terceiro e último levantamento** antes do primeiro turno da disputa pela prefeitura de Curitiba. Nesse meio de tempo, o candidato Rafael Greca (PMN) disse que vomitou ao transportar um pobre pela primeira vez. A rejeição a ele saltou de 12% para 25% do eleitorado. Do menos rejeitado entre os três primeiros no levantamento anterior, Greca tornou-se o mais rejeitado às vésperas da eleição.
Veja o ranking e a evolução da rejeição dos três principais candidatos
Na pesquisa anterior, o atual prefeito e candidato à reeleição, Gustavo Fruet (PDT), aparecia com 26% de rejeição. Agora, tem 22%. Ney Leprevost (PSD) tinha 15% e agora figura com 11%. Ambos foram superados por Greca no quesito de mais rejeitado entre aqueles que brigam pela vaga no segundo turno.
Tudo leva a crer que os novos números têm relação com a frase dita por Greca em uma sabatina na PUCPR, no dia 22 de setembro. “Eu nunca cuidei dos pobres, eu não sou São Francisco de Assis. Até porque, a primeira vez quer tentei carregar um pobre e pôr dentro do meu carro, eu vomitei por causa do cheiro”, afirmou.
No dia seguinte, o candidato do PMN se manifestou pelas redes sociais e pediu desculpas pela declaração. “Peço perdão pelas minhas palavras. Não tive a capacidade de explicar a dificuldade que vivi ao tentar realizar o trabalho de resgate social na minha juventude. Mais uma vez, descontextualizam o que falo para tentar enganar as pessoas. Ontem, durante a Sabatina na PUC, ao exaltar o difícil trabalho dos educadores sociais e das irmãs de caridade, comentei sobre o quão difícil é essa missão. Com sinceridade disse que não tenho a capacidade desses profissionais para o resgate, mas que acima de tudo, admiro, respeito, faço e farei o possível e impossível para mudar o quadro de abandono nas ruas. Peço que me perdoem pela falta de clareza do discurso. Não me interpretem mal.”
Caixa Zero: Ibope mostra 150 mil desistindo de Greca e mais da metade migrando para Ney
Fichas técnicas
*A pesquisa foi contratada pela Sociedade Rádio Emissora Paranaense S.A e foi realizada entre os dias 15 e 18 de setembro com 805 eleitores. A margem de erro da pesquisa estimulada é de 3 pontos percentuais para mais ou para menos. O nível de confiança é de 95%. A pesquisa está registrada no Tribunal Regional Eleitoral do Paraná (TRE-PR) sob o protocolo Nº PR-01610/2016.
** A pesquisa foi contratada pela Sociedade Rádio Emissora Paranaense S.A e foi realizada entre os dias 28 de setembro e 1.º de outubro com 1.001 eleitores. A margem de erro da pesquisa estimulada é de 3 pontos percentuais para mais ou para menos. O nível de confiança é de 95%. A pesquisa está registrada no Tribunal Regional Eleitoral do Paraná (TRE-PR) sob o protocolo Nº PR-05284/2016.
Áudios de militares podem inocentar Bolsonaro de suposto golpe de Estado?
Lula estreita laços, mas evita principal projeto da China; ideia é não melindrar os EUA
Congresso frustra tentativa do governo de obter maior controle sobre orçamento em PL das Emendas
A postura “lacradora” do Carrefour na França e a reação do agro brasileiro