A ocupação das escolas estaduais no Paraná mudou a vida de quase 700 mil eleitores e acabou criando um “super local de votação” em Curitiba neste segundo turno. O Centro Politécnico, da UFPR, que já era o destino de 5,2 mil eleitores, vai receber as pessoas que votavam em outros seis colégios estaduais da capital – mais 24.687. Com quase 30 mil eleitores, o Politécnico será o maior local de votação do Brasil na votação do segundo turno, neste domingo (30).
O único “detalhe” é que alunos do curso de Educação Física da instituição ocuparam o departamento, que fica no campus Jardim Botânico, vizinho ao Politécnico. Os universitários participam do movimento ‘Ocupa UFPR’, que também conta com a adesão dos alunos de Pedagogia, Turismo e Filosofia e a ocupação do prédio Dom Pedro I, na Reitoria. O Tribunal Regional Eleitoral do Paraná (TRE-PR) ainda não se manifestou sobre uma eventual nova mudança de local de votação.
Correção
Ao contrário do que publicamos anteriormente, o Departamento de Educação Física fica no campus Jardim Botânico, que é vizinho ao Centro Politécnico. A informação sobre a localização do prédio havia sido passada pela assessoria da UFPR.
- É tudo verdade? Conferimos as acusações de Greca contra Leprevost
- Vai viajar e não sabe como justificar? Tire as principais dúvidas sobre o 2º turno
- Greca e Leprevost vendem apartidarismo e novidade, mas somam décadas em cargos políticos
- Bombardeio: veja as acusações entre Leprevost e Greca na disputa pela prefeitura de Curitiba
Novos eleitores
O TRE-PR transferiu para o Politécnico os eleitores que votariam nos colégios estaduais Alfredo Parodi, Hildebrando de Araújo, Júlio Mesquita, Máximo Atílio Asinelli, Pio Lanteri e São Paulo Apóstolo. Quatro destas escolas estão ocupadas por estudantes do ensino médio, de acordo com balanço da União Brasileira de Estudantes Secundaristas divulgado na segunda-feira (24).
Essas transferências vão levar 29.904 eleitores às urnas que serão colocadas no campus da UFPR, caso não haja novas alterações. De acordo com o TRE, este será o maior local de votação no segundo turno em todo o país – e vai tirar o posto de São Paulo, onde a eleição já foi decidida.
Maior do Paraná
Os quase 30 mil eleitores que devem ir para o Politécnico votar superam o eleitorado de 358 cidades do Paraná, como Palmas, na região central, e Guaratuba, no Litoral. Esse contingente também é maior que a quantidade de moradores de 335 municípios do estado.
O campus, aliás, é superlativo: o terreno tem quase 590 mil metros quadrados e possui 68 edificações (em 176,1 mil metros quadros construídos) e reúne cinco setores, além de unidades administrativas da instituição. Nos últimos anos, também recebe a maior parte dos vestibulandos que tentam uma vaga na UFPR.
O caos se instalou, Lula finge não ter culpa e o Congresso se omite
Manobra de Mendonça e voto de Barroso freiam Alexandre de Moraes e Flavio Dino; acompanhe o Sem Rodeios
Lula encerra segundo ano de governo com queda de 16% na avaliação positiva do trabalho
Sem concorrência e com 0,08% de desconto no pedágio, EPR leva lote 6 das rodovias do Paraná