Em ano eleitoral, atenção ao calendário
As eleições gerais para presidente, governador, senador, deputado federal e estadual só acontecem em outubro, mas até lá, o eleitor precisa ficar de olho no calendário eleitoral, publicado pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE). Saber as datas é bom tanto para garantir seus direitos quanto para poder fiscalizar candidatos e agentes públicos, que tem algumas ações restritas nesse período.
A partir a próxima segunda-feira (13), a Justiça Eleitoral começará a fazer a revisão biométrica dos cerca de 80 mil eleitores de Campo Largo, na Região Metropolitana de Curitiba (RMC). Esta será a décima cidade do estado a contar com o sistema de reconhecimento de digitais para votação, somando 2 milhões de eleitores que devem utilizar a ferramenta a partir de 2014.
Mas, para valer já nas eleições deste ano, o Tribunal Regional Eleitoral do Paraná (TRE-PR) deve cadastrar a biometria de pelo menos 80% dos eleitores da cidade o que corresponde a pouco mais de 65 mil pessoas até o dia 28 de março, prazo final para que os votantes compareçam ao fórum eleitoral da cidade.
Segundo a assessoria do TRE, a revisão vai complementar a biometria na jurisdição eleitoral do município que também inclui Balsa Nova, primeira cidade do estado a contar com as urnas biométricas. O cadastramento no município foi feito em 2009 e, já no pleito do ano seguinte, os eleitores da cidade utilizaram o sistema.
Em 2011, o serviço foi estendido à Curitiba, que utilizou a biometria nas eleições de 2012. Já no ano passado, as duas maiores cidades do interior do estado Maringá e Londrina também passaram pela revisão biométrica, juntamente com os municípios de Tamarana, Floresta, Doutor Camargo, Ivatuba e Paiçandu, que fazem parte da mesma jurisdição eleitoral.
Serviço
Para fazer a revisão biométrica, o eleitor de Campo Largo deve comparecer ao Fórum Eleitoral do município situado na Av. Francisco Xavier de Almeida Garret, 1345, Centro a partir de segunda-feira (13) até o dia 28 de março.
A Justiça Eleitoral também disponibilizou um serviço de agendamento pela internet, onde o eleitor pode escolher dia e horário para atendimento. O agendamento pode ser feito através do link: http://bitly.com/1aKs0un
Deixe sua opinião