
Dúvidas e orientações
A Gazeta do Povo preparou um tira-dúvidas com as questões mais frequentes com relação ao segundo turno. Consulte também o Guia do Eleitor da Gazeta do Povo para tirar outras dúvidas.
Eleitores de Curitiba, Ponta Grossa,Cascavel, Maringá e Londrina devem optar por comparecer às seções eleitorais no período da manhã no próximo domingo (28) data do segundo turno. A orientação é feita pelo Tribunal Regional Eleitoral (TRE-PR). De acordo com órgão, normalmente, o movimento nos locais de votação é menor pela manhã.
A votação ocorrerá das 8 às 17 horas. O TRE-PR afirmou ainda que população deve evitar a votação nos últimos minutos do prazo. Há risco de ocorrer a formação de filas e de atrasar o início da apuração.
A população irá votar no mesmo colégio eleitoral e na mesma seção do primeiro turno no pleito de domingo.
Em caso de dúvidas sobre a votação, o eleitor pode acessar o aplicativo da Gazeta do Povo e encontrar o endereço de seu local de votação.
Documentos necessários
Os eleitores terão de apresentar, obrigatoriamente, um documento oficial com foto para votar. Serão aceitos o RG ou carteira de identidade funcional, carteira de trabalho, habilitação (CNH), passaporte ou certificado de reservista para identificar o eleitor, de acordo com o Tribunal Superior Eleitoral (TSE).
As certidões de nascimento e casamento não podem ser utilizadas como prova de identidade, pois esses documentos não possuem fotos. O título não é obrigatório, mas auxilia o eleitor a encontrar a seção eleitoral.
Números dos candidatos
Antes de votar, o eleitor pode pesquisar sobre os concorrentes no Candibook/Portal dos Candidatos.
Acesse a lista com os números e os nomes de urna dos candidatos a prefeito dessas cinco cidades paranaenses.
Votação biométrica
Eleitores de Curitiba terão votação biométrica no próximo domingo (28) - data do segundo turno. A Gazeta do Povo preparou dois infográficos para relembrar como funciona a urna eletrônica e como ocorre a votação com o novo sistema.
Desaprovação de Lula e inelegibilidade de Bolsonaro abrem espaços e outros nomes despontam na direita
Moraes ameaça prender Cid em caso de omissão na delação: “última chance”
Como fica a anistia após a denúncia da PGR contra Bolsonaro; ouça o podcast
Moraes manda Rumble indicar representante legal no Brasil, sob risco de suspensão
Deixe sua opinião