O instituto Datafolha divulgou nesta terça-feira um complemento da pesquisa encomendada pela TV Globo e pelo jornal Folha de São Paulo sobre a corrida presidencial divulgada na semana passada. No questionário, cada eleitor responde que motivos levou em consideração na escolha de seu candidato.
Entre os eleitores de Lula, 25% apontaram propostas e desempenho na área social como razão para votarem nele; 14% citaram propostas e desempenho na área econômica; 14% apontaram a impressão de que o governo Lula é voltado para o povo; 12% escolheram Lula por sua imagem pessoal e 11% aprovaram desempenho e propostas em relação a salários.
A margem de erro para a pesquisa sobre as razões do voto em Lula é de dois pontos percentuais, para mais ou para menos.
Entre os eleitores de Geraldo Alckmin, 32% dizem que o escolhem por sua imagem pessoal; 18%, porque ele fez uma boa administração; 8%, por suas propostas e desempenho na área de saúde; 7% por suas propostas e desempenho na área de educação e 6% por ser um novo candidato e dar oportunidade de mudar as coisas.
A margem de erro para a pesquisa sobre as razões do voto em Alckmin é de três pontos percentuais, para mais ou para menos.
No caso dos eleitores de Heloísa Helena, 43% escolheram a candidata por sua imagem pessoal; 38%, por ela ser mulher; 7%, por ser uma nova candidata e dar oportunidade de mudar as coisas; 3% por aprovar suas propostas na área de saúde e 3% por ser a mais preparada pela experiência política.
A margem de erro para a pesquisa sobre as razões do voto em Heloísa Helena é de cinco pontos percentuais, para mais ou para menos.
O Datafolha usou como referência o cenário em que o PMDB não tem candidato próprio. Outros candidatos também foram pesquisados pelo instituto, mas tiveram menos de 5% das intenções de voto.
Foram entrevistados seis mil eleitores em 258 municípios, nos dias 23 e 24 de maio. A pesquisa está registrada no Tribunal Superior Eleitoral.
Deixe sua opinião