Nascida no Rio de Janeiro, a juíza Ellen Gracie Northfleet, de 58 anos, chegou ao Supremo Tribunal Federal (STF) , com o apoio do então ministro Nelson Jobim, em dezembro de 2000. Na época, disse acreditar que a representação feminina nos tribunais superiores tende a ser cada vez maior. Classificou sua escolha para o STF como "um considerável progresso para a condição feminina".
A discriminação das mulheres é um tema que a juíza já teve a oportunidade de observar em estudos da Associação Internacional de Mulheres Magistradas. Segundo ela, alguns trabalhos acadêmicos mostram que as mulheres recebem punições mais severas do que os homens para crimes semelhantes.
Graduada em ciências jurídicas e sociais pela Faculdade de Direito da Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Ellen integrou o Conselho Seccional da OAB e foi eleita em 1988 vice-presidente do Instituto dos Advogados. Membro do Ministério Público Federal, entre 1973 e 1989, integrou a composição original do TRF da 4ª Região, em vaga destinada aos procuradores.
Congresso mantém queda de braço com STF e ameaça pacote do governo
Deputados contestam Lewandowski e lançam frente pela liberdade de expressão
Marcel van Hattem desafia: Polícia Federal não o prendeu por falta de coragem? Assista ao Sem Rodeios
Moraes proíbe entrega de dados de prontuários de aborto ao Cremesp