O presidente Luiz Inácio Lula da Silva teria afirmado que não estará no governo em 2007, numa declaração que pode ser interpretada como um reconhecimento de que poderá perder a disputa este ano para sua reeleição.
- Em 2007 não estarei mais aqui - teria dito Lula, segundo relato do secretário-executivo da Associação Nacional dos Dirigentes das Instituições Federais de Ensino Superior (Andifes), Gustavo Balduíno.
A fala do presidente não foi gravada ou filmada, mas 55 reitores de universidades federais teriam ouvido a afirmação. Alguns participantes do encontro divergiram do sentido da frase:
- O que o presidente disse é que ele não sabia se estaria aqui em 2007, pois poderia ser outro presidente. Mas que, independentemente disso, era preciso continuar as políticas de educação - disse um dos reitores.
Lula fez duras críticas à greve de mais de cem dias nas universidades e disse que o ponto dos professores grevistas deveria ter sido cortado. Assessores do presidente disseram que Lula fez afirmações no sentido de que os governos são temporários e a educação, não e, por isso, é preciso reforçar as políticas educacionais.
Bolsonaro e mais 36 indiciados por suposto golpe de Estado: quais são os próximos passos do caso
Bolsonaro e aliados criticam indiciamento pela PF; esquerda pede punição por “ataques à democracia”
A gestão pública, um pouco menos engessada
Projeto petista para criminalizar “fake news” é similar à Lei de Imprensa da ditadura