O presidente Lula gravou ontem, no Palácio da Alvorada, pronunciamento que vai ao ar em cadeia de rádio e tevê no Primeiro de Maio. A fala foi dirigida pelo marqueteiro João Santana, cotado para assumir a campanha à reeleição. Nem tudo são flores O ministro Tarso Genro pode ter desistido do texto crítico à crise política, mas outro documento, chancelado, entre outros, pelo economista Paul Singer, cobra punições aos responsáveis por envolver o partido no escândalo do mensalão. Primeiro encontro Em jantar ontem com senadores do PFL, Geraldo Alckmin prometeu a Roseana Sarney que tentará convencer o PSDB maranhense a apoiá-la. E ouviu elogios da senadora, que já foi cotada para ser ministra de Lula. Rio 40 graus Do líder do PFL na Câmara, Rodrigo Maia, sobre o PSDB querer chamá-lo para a coordenação de campanha a fim de agradar seu pai, Cesar Maia: "Não queremos migalhas, mas que resolvam os problemas regionais para que Alckmin possa se tornar competitivo". Luz no fim do túnel Das pinimbas estaduais entre PSDB e PFL, a mais próxima da solução é a de Sergipe. Os tucanos devem apoiar a reeleição de João Alves, indicar seu vice e abrir mão da vaga ao Senado, que ficaria com a mulher do governador, Maria do Carmo. Veja bem O presidente do Ibope, Carlos Augusto Montenegro, se explica: ao prever a vitória de Lula durante apresentação em Comandatuba, acrescentou o indefectível "se a eleição fosse hoje". Quarteto fantástico Montenegro diz ainda que, ao definir Lula como "favorito absoluto", colocou na mesma categoria três candidatos a governos estaduais: Aécio Neves (PSDB-MG), José Serra (PSDB- SP) e Paulo Souto (PFL-BA). Preto no branco O grupo de Marta Suplicy distribuiu a militantes 30 mil panfletos com a nota do Planalto que nega a preferência de Lula por Aloízio Mercadante na prévia do PT pelo governo paulista.
Bate-rebate Aliados de Alckmin na Assembléia querem dar o troco na oposição: protocolaram requerimento na Comissão de Segurança a fim de ouvir Benedito Antônio Valencise, delegado de Ribeirão Preto que ontem indiciou Antônio Palocci.
Onde está Wally? Do relator da CPI dos Bingos, Garibaldi Alves (PMDB-RN), sobre a ausência de Mozarildo Cavalcanti (PTB-RR), que tem impedido votações: "Preferiu a companhia de índios da reserva Raposa/Serra do Sol à nossa". Escambo Mozarildo, "fiel da balança" para as votações da CPI, é um crítico ferrenho da demarcação da reserva indígena e tem pedido sua revisão como condição para passar a apoiar o governo. Terapia ocupacional Enquanto os principais requerimentos não são votados, a ex-CPI do Fim do Mundo cruza documentos. A última leva recebida foi parte da relação de ganhadores da Mega-Sena desde 1997.
TIROTEIO
* Do senador Alvaro Dias (PSDB-PR) sobre o presidente Lula, que disse nunca ter sido questionado sobre a quebra de sigilo do caseiro Francenildo apesar de conversar com "milhares de pessoas" todo dia:
Os assessores do presidente sabem que ele se aborrece com notícia ruim. É tanta blindagem que o transformaram na pessoa mais alienada do país.
Governo se divide sobre avançar com PEC das candidaturas para não gerar mais desgaste com militares
Defesa de Bolsonaro planeja culpar militares por tentativa de golpe; acompanhe o Sem Rodeios
Lula avalia contemplar evangélicos em reforma ministerial em busca de apoio para 2026
Dino libera pagamento de emendas parlamentares com ressalvas: “caso a caso”