O PT e o PMDB vão tentar derrubar a decisão da desembargadora Regina Portes, presidente do Tribunal Regional Eleitoral, que suspendeu temporariamente a investigação sobre as denúncias de um suposto "caixa 2" na campanha de reeleição de Beto Richa (PSDB) e Luciano Ducci (PSB) para a prefeitura de Curitiba em 2008. Ontem, a advogada Carla Karpstein, que representa os dois partidos, esteve no Tribunal Superior Eleitoral (TSE), em Brasília, para protocolar uma petição requerendo a continuidade da investigação. Como o processo está na Procuradoria Geral Eleitoral do tribunal, a petição deve ser protocolada nos próximos dias. A partir daí, o caso vai para o ministro relator Aldir Passarinho. Caberá a ele acatar ou não o pedido do PT e PMDB. Paralelamente a isso, a defesa de Richa e Ducci recorreu ao TSE depois de consecutivas derrotas no tribunal paranense. Eles alegam que a denúncia de suposto caixa 2 foi feita depois do prazo estipulado pela Justiça Eleitoral. Este recurso deve ser analisado em plenário pelos ministros do TSE.
Conversa afiada
O vereador Caíque Ferrante (PRP) apresentou um projeto que proíbe multas em Curitiba a motoristas sem que tenha havido notificação pessoal na hora da infração.
Por que o senhor apresentou o projeto?
As multas demoram algum tempo para chegar ao motorista. Às vezes, a pessoa nem lembra mais se cometeu a infração, ou quando. Além disso, houve denúncias de casos isolados de agentes de trânsito que aplicavam multas a desafetos, como vingança pessoal.
Isso não incentiva a que haja ainda mais infrações?
Não. O projeto prevê que multas de radares continuam valendo sem a notificação. E se o motorista fugir, o agente pode apitar para avisá-lo. Nesse caso, a multa pode ser feita sem a notificação.
O município pode legislar sobre trânsito?
Não estamos alterando a lei de trânsito. Estamos apenas regulando a atuação da Diretran, que é um órgão municipal, ligado à Diretran.
Ovnis: o manual
A Aeronáutica publicou ontem um manual de instruções para o governo brasileiro saber como agir na eventualidade de Objetos Voadores Não Identificados aparecerem país. Ficou determinado que o Comando de Defesa Aeroespacial Brasileiro "é a organização responsável por receber e catalogar os registros referentes a OVNI relatados, em formulário próprio, por usuários dos serviços de controle de tráfego aéreo e encaminhá-los regularmente ao Centro de Documentação e Histórico da Aeronáutica (Cendoc)".
Só 3
O candidato do PSol a presidente, Plínio de Arruda Sampaio, será entrevistado hoje pelo Jornal Nacional da TV Globo. A entrevista vai ao ar amanhã. Em vez dos 12 minutos ofertados a Dilma Rousseff, Marina Silva e José Serra, Plínio terá três minutos no telejornal. Ele não será recebido na bancada do programa, mas entrevistado por um repórter antes de um evento na Academia Brasileira de Letras.
Pinga-fogo
"190 Km/h é crime. Meus sentimentos para as famílias dos dois jovens que foram fatalmente ceifados por um irresponsável."
Rafael Greca, deputado estadual, no Twitter.