O presidente do Senado, Renan Calheiros (PMDB-AL), exaltou nesta segunda-feira, 23, decisões tomadas na sua gestão em pronunciamento convocado em cadeia nacional de rádio e TV. Renan disse que, em 2013, houve uma demonstração de cidadania e amadurecimento, com os protestos de rua. Ele destacou que, logo após as primeiras manifestações, o Senado aprovou uma série de novas leis em beneficio da população.
Renan Calheiros citou uma série de medidas. Entre elas, a eliminação dos 14º e 15º salários dos parlamentares e servidores da Casa; a adoção da lei da ficha limpa para que as pessoas se tornem servidores públicos; fim do voto secreto para cassações de mandato e análise de vetos presidenciais; a destinação dos royalties do petróleo para saúde e educação; a proposta de emenda à Constituição que regulamenta a profissão de empregada doméstica.
Em meio a um segundo episódio de uso particular de aviões da Força Aérea Brasileira (FAB), o presidente do Senado fez questão de destacar os cortes que fez no orçamento da Casa este ano. Segundo Renan, foram economizados R$ 260 milhões em despesas - um encolhimento de R$ 15 milhões em relação ao que disse ter economizado na semana passada, quando fez um balanço aos senadores antes do recesso parlamentar.
"A austeridade no Senado, você acompanhou, mostrou que é possível fazer mais com menos", disse, usando como exemplo o corte de funções comissionadas, o que ele chamou de "eliminação de privilégios". Ele afirmou que iria recomendar a reversão dos recursos economizados para projetos sociais.
O presidente do Senado usou na quarta-feira da semana passada um avião da FAB para ir a Recife, com o objetivo de fazer uma cirurgia de implante de cabelo. Hoje, a Força Aérea divulgou nota em que diz que foge da alçada dela julgar o uso da aeronave pela autoridade.
"A transparência e o controle social nos ajudam a corrigir erros a eliminar riscos e a aperfeiçoar distorções (sic)", finalizou Renan Calheiros, ao desejar a todos boas festas, no pronunciamento de cinco minutos.
Eleição sem Lula ou Bolsonaro deve fortalecer partidos do Centrão em 2026
Saiba quais são as cinco crises internacionais que Lula pode causar na presidência do Brics
Elon Musk está criando uma cidade própria para abrigar seus funcionários no Texas
CEO da moda acusado de tráfico sexual expõe a decadência da elite americana