O governador de São Paulo, Geraldo Alckmin (PSDB), desembarcou nesta terça-feira em Juazeiro do Norte, distante 600 quilômetros de Fortaleza, fazendo duras críticas à gestão do PT. Ele disse que o país precisa de um choque de desenvolvimento e de ousadia porque o presidente Luiz Inácio Lula da Silva "tem jogado apenas na retranca". Segundo ele, o governo federal arrecada muito, gasta mal e impõe ao Brasil o "custo PT".
Alckmin disse que, apesar de ter a maior taxa de juros do mundo e uma pesada carga tributária, equivalente a 37% do Produto Interno Bruto, o atual governo tem investido apenas 0,4% do PIB:
- Alguma coisa está errada - afirmou. - Cada 1% da Selic custa R$9 bilhões ao ano. Tudo isso se chama custo PT.
Ele chegou a Juazeiro do Norte no princípio da noite acompanhado do senador Tasso Jereissati (PSDB-CE), que assumirá a presidência do partido no próximo dia 18, para participar da inauguração do Luzeiro do Norte, uma torre de 111,5 metros construída em homenagem ao padroeiro da cidade, Padre Cícero, e também como marco da passagem do milênio. Ele afirmou que faria três pedidos ao Padim Ciço, como é conhecido, mas todos de ordem pessoal.
O senador Tasso Jereissati, que assumirá a presidência nacional do PSDB no próximo dia 18,mandou um recado para o PT e o governo. Disse que a marca da sua gestão será a firmeza diante das denúncias.
- Não haverá agressividade, mas uma firmeza maior. Não vamos permitir que as coisas acabem com uma cortina de fumaça. Jereisati lembrou que os escândalos mais recentes estão surgindo através da imprensa e não da oposição.
Alckmin, que disputa no PSDB a indicação do seu do seu nome para disputar a presidência da República no próximo ano, disse que ainda é cedo para tratar de sucessão presidencial. Mas na prática a sua visita ao Ceará marca o início de sua campanha pelo Nordeste, onde o presidente Lula tem a preferência do eleitorado, segundo as pesquisas de intenção de voto.
Maior centro de romaria da região, Juazeiro do Norte recebe durante toda esta semana milhares de devotos do Padre Cícero que vão prestar homenagens e reverenciar o dia de finados. O maior adversário do governador de São Paulo no PSDB é o prefeito de São Paulo, José Serra. Ele minimizou o fato de seu nome ser pouco conhecido nacionalmente, ao contrário do de Serra, que disputou o segundo turno das eleições passadas. Alckmin acha que os meios de comunicação e a televisão podem reverter isso.
- Jefferson Peres lança sua pré-candidatura à Presidência
- Denúncias sobre grampos tumultuam clima em Brasília
- Gabinete de Segurança nega acusação feita por ACM Neto
- Bush chega sábado à noite ao Brasil
- Presidente não fala sobre dinheiro cubano
- Lula aceita convite e vai ao 'Roda Viva' desta segunda-feira
- CPI dos Bingos vota requerimentos do caso Cuba
- ACM Neto diz que ajudará Virgílio a dar 'surra' no presidente Lula
Deixe sua opinião