Nelson Tureck (PMDB) subiu cinco pontos e aumentou a vantagem para Tauillo Tezelli (PPS). O atual prefeito e candidato à reeleição tem 52% das intenções de voto na terceira pesquisa Ibope/ RPC/Gazeta do Povo em Campo Mourão. O concorrente da oposição manteve o mesmo índice da segunda pesquisa, e está com 40% dos votos.
Com relação aos dados referentes à rejeição, ocorreram poucas alterações. Tezelli continua com 39%. E Tureck, que tinha 36% na consulta do dia 18 de setembro, baixou para 35%.
A diferença entre os dois candidatos era de 6 pontos porcentuais no primeiro levantamento feito pelo Ibope, em 28 de agosto, o que caracterizava um empate técnico. Já na terceira pesquisa, Tureck ampliou ainda mais o seu índice e está 12 pontos à frente de seu oponente.
Tezelli foi prefeito de Campo Mourão por dois mandatos: ganhou a primeira eleição em 1996 e conseguiu ser reeleito no ano 2000. Enquanto que Tureck venceu o pleito de 2004, e agora tenta chegar ao segundo mandato.
Após o resultado do novo levantamento do Ibope, o peemedebista disse estar mais confiante na vitória. "Subimos nas pesquisas, porque apresentamos propostas. Enquanto que o concorrente se preocupou em fazer críticas. Devido aos números dessa pesquisa, acredito piamente na vitória. A minha expectativa é alcançar 60% dos votos no domingo (5, dia do pleito)", disse Tureck.
Já Tezelli disse que não iria contestar os dados do Ibope, mas afirmou que a percepção quanto ao seu crescimento na preferência do eleitorado era diferente. "Nas pesquisas internas do partido o resultado foi diferente. Não havia uma vantagem como essa para o adversário, porque estávamos empatados. O que não entendo é que a nossa candidatura teve um crescimento grande na cidade, e isso não aparece na consulta feita pelo Ibope. Ainda temos dois dias para trabalhar e vamos tentar conquistar o voto dos indecisos", afirmou Tezelli.
A vantagem de Tureck, no entanto, segundo os dados apresentados pelo Ibope, não garante a vitória. A margem de erro do levantamento é de quatro ponto porcentuais para mais ou para menos, e o índice de indecisos é de 6 pontos.
Quanto à gestão de Tureck, 56% dos entrevistados a classificaram como ótima ou boa na segunda pesquisa eram 54%. Já 27% avaliaram que foi regular, anteriormente eram 32%. E 15% afirmaram que foi péssima ou ruim, mesmo índice da consulta do dia 18 de setembro.
O Ibope perguntou ainda quem será o próximo prefeito de Campo Mourão, independentemente da intenção de votos dos eleitores ouvidos. Houve aumento no índice dos que acreditam na vitória de Tureck, eram 50% e agora são 57%. Já os que afirmaram que Tezelli será eleito eram 34% na segunda pesquisa, e agora são 28% dos entrevistados. Outros 15% não souberam responder, contra 16% da pesquisa anterior.
Bolsonaro e aliados criticam indiciamento pela PF; esquerda pede punição por “ataques à democracia”
Quem são os indiciados pela Polícia Federal por tentativa de golpe de Estado
Bolsonaro indiciado, a Operação Contragolpe e o debate da anistia; ouça o podcast
Seis problemas jurídicos da operação “Contragolpe”