No dia que pode ser decisivo para o deputado José Dirceu (PT-SP), parlamentares do PT, PP, PL e do PTB decidiram deflagrar uma estratégia para tentar esvaziar a sessão do Plenário da Câmara que vai votar o pedido de cassação do deputado. Os primeiros deputados a chegar ao Congresso nesta manhã receberam o apelo das lideranças destes partidos para impedir a realização da sessão.
O líder do PSDB, deputado Alberto Goldman(SP), já pediu providências ao presidente da Câmara, Aldo Rebelo, contra a articulação de partidos da base governista. Segundo Goldman, deputados do PP revelaram terem sido procurados pelo ex-líder José Janene (PR), que se encontra em licença médica, para acertar a estratégia.
- Não é de se estranhar que ele tenha feito isso, porque é um dos sócios do Zé Dirceu nesse esquema. Mas duvido que consigam. Os líderes do PL, Sandro Mabel, e do PTB, José Múcio, garantiram que não estão nesta mobilização - disse Goldman.
Enquanto os aliados se mobilizavam, a Esplanada dos Ministérios amanheceu repleta de faixas de apoio a Dirceu. Uma das faixas traz a inscrição "José Dirceu, o guerreiro brasileiro". Outra diz "Vigília pelo estado de direito". Também há várias bandeiras do PT no gramado da Esplanada.
Como o Supremo Tribunal Federal (STF) determinou apenas a retirada do depoimento da presidente do Banco Rural, Kátia Rabelo, do relatório de Júlio Delgado (PSB-MG), o julgamento de Dirceu no Plenário da Câmara está mantido para a noite desta quarta-feira.
A todos com quem conversou na terça-feira, no entanto, o petista disse que seu destino ainda não seria selado nesta quarta, que isso só deveria acontecer no dia 7, e que estava confiante no resultado em plenário. Mesmo assim, ele e uma tropa de choque montada por petistas e amigos de outros partidos intensificaram na terça o corpo a corpo em busca de votos contra a cassação.
Pela previsão dos cabos eleitorais do petista, ele deverá ser cassado, mas por uma margem pequena. Deverá ter cerca de 200 a 220 votos favoráveis, mas faltariam cerca de 35 a 50 votos que não conseguiu modificar.
- Nonô sobre caso Dirceu: 'À meia-noite de hoje esse episódio já terá virado abóbora'
- Aldo Rebelo confirma que julgamento de Dirceu será realizado nesta quarta
- Advogado de Dirceu vai pedir nova publicação do relatório de Delgado
- 'Foi uma vitória do bom senso', diz Ricardo Izar
- STF não barra processo contra Dirceu
Bolsonaro e aliados criticam indiciamento pela PF; esquerda pede punição por “ataques à democracia”
Quem são os indiciados pela Polícia Federal por tentativa de golpe de Estado
Bolsonaro indiciado, a Operação Contragolpe e o debate da anistia; ouça o podcast
Seis problemas jurídicos da operação “Contragolpe”