No breve discurso que fez após receber o diploma de presidente eleita do Brasil, Dilma Rousseff afirmou que é uma "grande responsabilidade" suceder um presidente da "estatura" do presidente Luiz Inácio Lula da Silva.
Ela prometeu "honrar as mulheres, cuidar dos mais frágeis e governar para todos".
Dilma afirmou que vai trabalhar pela estabilidade econômica do país e defender a liberdade de imprensa.
Declarou que é preciso aliar crescimento econômico com desenvolvimento social.
"Nenhuma estratégia política e econômica é efetiva se não se refletir na vida de cada trabalhador, empresário e família."
Dilma elogiou a Justiça Eleitoral pela modernidade na apuração dos votos nas eleições deste ano a forma como conduziu o processo eleitoral.
"Nós conquistamos no Brasil um processo excepcional. A lisura e eficiência da nossa Justiça Eleitoral são reconhecidas em todo o mundo", disse.
A presidente eleita afirmou que o povo brasileiro amadureceu ao eleger um trabalhador e uma mulher para a Presidência da República.
Dilma também se disse emocionada . "Sem sombra de dúvida é uma imensa emoção receber esse diploma da corte responsável pelo processo eleitoral brasileiro", declarou.
Lewandowski
Em seu discurso, o presidente do TSE, ministro Ricardo Lewandowski, desejou sucesso à presidente eleita e seu vice.
Ele ressaltou o esforço da Justiça em garantir os direitos democráticos dos eleitores e disse que diplomação é o momento mais "significativo" das eleições.
"É o derradeiro, e quiçá o mais significativo, ato do processo eleitoral, que só pode ser desconstituído por decisão judicial. Ao outorgar os diplomas, o TSE declara que ambos encontram-se legalmente aptos a tomar posse perante o congresso nacional", afirmou Lewandowski.
Depois do discurso de Lewandowsky, Dilma e Temer receberam os cumprimentos das autoridades presentes. De pé, a presidente, o vice e a mulher dele, Marcela, recepcionaram um a um os convidados e os funcionários do TSE que se colocaram em fila para cumprimentá-los.
Depois dos cumprimentos do presidente do TSE, Dilma recebeu o primeiro abraço do presidente da Câmara dos Deputados, Marco Maia (PT), que assumiu o cargo após a renúncia de Michel Temer. Em seguida, foi cumprimentada pela mãe, Dona Dilma Jane, pela filha Paula Rousseff e pelo ex-marido, Carlos Araújo.
A presidente eleita também recebeu abraços deamigos e aliados da campanha eleitoral, como o presidente do PT, José Eduardo Dutra, o ex-prefeito de Belo Horizonte Fernando Pimentel (PT), futuro ministro do Desenvolvimento, e o deputado José Eduardo Cardozo, futuro ministro da Justiça.