O prefeito de Curitiba, Beto Richa, reuniu-se nesta terça-feira (10) com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva, no Palácio do Planalto, em Brasília. No encontro, que durou cerca de 60 minutos, foi discutido o andamento das obras do Plano de Aceleração do Crescimento (PAC) no Paraná e em Curitiba e novos investimentos em habitação popular.
Lula disse que o governo federal vai acelerar obras do PAC que estão atrasadas em vários estados. De acordo com informações da prefeitura, o presidente informou que, nos próximos dias, lançará um programa para a construção de um milhão de residências.
Os projetos que já estão em andamento devem beneficiar 10,6 mil famílias e incluem implantação de loteamentos e construção de casas para reassentamento de moradores que vivem em situação de risco ou insalubridade. Parte dos recursos que financiam os projetos vêm do governo federal.
A contrapartida da prefeitura aos contratos firmados com o Ministério das Cidades e com a Caixa Econômica Federal inclui construção de equipamentos comunitários e desapropriação e compra de áreas. Somente no projeto da Vila Parolin, a prefeitura investiu R$ 12 milhões na aquisição de terrenos próximos à ocupação, para reassentamento das famílias.
"Temos um bom relacionamento com o governo federal e as parcerias com os ministérios e com a Caixa demonstram isso", afirmou Richa. Também participaram da reunião o ministro do Planejamento, Paulo Bernardo, e o chefe de gabinete do prefeito, Deonilson Roldo.
Após a reunião reservada com o presidente, Richa participou da abertura do Encontro Nacional de Novos Prefeitos e Prefeitas, na tarde desta terça-feira, em Brasília.
A festa da direita brasileira com a vitória de Trump: o que esperar a partir do resultado nos EUA
Trump volta à Casa Branca
Com Musk na “eficiência governamental”: os nomes que devem compor o novo secretariado de Trump
“Media Matters”: a última tentativa de censura contra conservadores antes da vitória de Trump