• Carregando...

A CEI da Propaganda, até o momento, não chegou a qualquer resultado sobre os gastos do governo Requião com publicidade entre 2005 e 2006, e parece estar à beira da extinção. O andamento dos trabalhos tem deixado os oposicionistas da comissão descontentes. O deputado Marcelo Rangel está sugerindo extinguir a comissão, composta por sete parlamentares, para formar outra maior, com nove membros. "Do jeito que está não dá pra continuar", comentou o deputado Marcelo Rangel (PPS).

Comissionados – O governo do estado completou ontem a lista dos funcionários em cargos de confiança disponível no site da Secretaria de Planejamento. Anteontem a lista havia sido divulgada incompleta. Lá estão os nomes dos comissionados, as secretarias em que estão lotados e os cargos ocupados pelos servidores. A secretaria informou que os valores dos salários dos funcionários serão divulgados nas próximas semanas. Porém, não há planos de se divulgar em que os municípios cada um está trabalhando.

Atraso 1 – Apontado pelo Ministério Público como um dos cinco deputados que não encaminharam as informações pedidas pelo MP sobre a contratação de parentes em cargos comissionados, o deputado Cleiton Kielse (PMDB) disse que houve um erro de sua assessoria. "Eu acreditava ter enviado há 90 dias." Kielse afirmou ontem que encaminhou ao Ministério Público um documento informando não ter parentes contratados em cargos de confiança em seu gabinete. Segundo ele, o único parente que tem na Assembléia é Marcelo Eduardo Pienaro Crisóstomo, primo e funcionário de carreira do Legislativo, desde 1976.

Atraso 2 – O deputado Caíto Quintana também afirmou ter respondido ao MP há mais de 40 dias. "Eu tinha enviado um ofício explicando em três linhas que não havia parentes contratados em meu gabinete. Mas parece que precisa entregar um modelo (de ofício) especial." Segundo Quintana, ontem mesmo foram remetidos os dados ao Ministério Público.

Obediência – O motivo alegado pelo deputado Carlos Simões para não entregar as informações ao MP foi a de que ele seguiu uma orientação do governador Roberto Requião (PMDB) à base aliada. O líder do governo na Assembléia, Luiz Cláudio Romanelli, negou tal orientação. Além de Romanelli e Simões, somente o deputado Antônio Anibelli não deu resposta ao MP.

Posse – O ex-deputado federal Luciano Pizatto (DEM), segundo suplente de sua chapa nas eleições de 2006, voltará a Brasília para cumprir seu quarto mandato. Pizatto substituirá Alceni Guerra (DEM), que será responsável por administrar o sistema de escolas de tempo integral do Distrito Federal.

Assinou – O deputado estadual Teruo Kato (PMDB) esclareceu que assinou o projeto de lei da Comissão de Saúde da Assembléia que garante a distribuição de medicamentos especiais para a população. No último dia 7, a Gazeta do Povo havia noticiado, nesta coluna, que Kato havia sido o único parlamentar da comissão a não assinar o projeto, em decorrência de uma suposta represália do governo do estado, que está envolvido em polêmicas a respeito da distribuição de remédios especiais. A Gazeta informa que publicou a nota com base em informações repassadas por membros da própria comissão.

Processo – Teruo Kato ainda contestou as informações do banco de dados da ONG Transparência Brasil sobre deputados paranaenses que respondem a processos. A ONG considera que Kato responde a dois processos, um no TJ e outro no TC. O deputado informou, por meio de assessores, que os dois processos que constam no relatório da Transparência já foram arquivados e que, portanto, ele não está respondendo mais a essas ações.

* * * * *

"Estou desconfortável no cargo de relator porque não tenho nada para escrever."

Deputado Reni Pereira (PSB), reclamando da lentidão dos trabalhos da Comissão Especial de Investigação (CEI) de Propaganda e ameaçando deixar o cargo. O parlamentar vai se reunir com o bloco independente da próxima terça-feira para decidir se continua na comissão, que investiga os gastos do governo do estado com publicidade entre 2005 e 2006.

* * * * *

Pinga-Fogo

A Central de Atendimento ao Eleitor de Curitiba, que funciona na sede do Tribunal Regional Eleitoral do Paraná, no Prado Velho, vai abrir no próximo sábado, em conjunto com os Fóruns Eleitorais de Cianorte e o de Arapongas. A central vai fazer transferências de títulos, além da primeira e segunda vias dos documentos.

*** A Assembléia Legislativa do Paraná não terá sessão hoje. O motivo é que será comemorado o Dia do Soldado.

*** Só que hoje e é dia 23. E o dia do Soldado é 25 de agosto.

*** Mas, para compensar, ontem houve duas sessões no Legislativo. A segunda, no entanto, durou exatos cinco minutos, pois só havia votação de propostas de utilidade pública.

*** O prefeito de Piraquara, Gabriel Jorge Samaha, o Gabão, vai estar em destaque amanhã. Ele receberá em sua cidade o presidente Lula, o governador Roberto Requião e os ministros da Casa Civil, Dilma Roussef; do Planejamento, Paulo Bernardo; e das Cidades, Márcio Fortes. Eles vão visitar o bairro Guarituba.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]