Curitiba Em meio à maior crise dos 25 anos da história do PT, os petistas vão às urnas hoje para escolher, em segundo turno, quem comandará o partido nos próximos três anos. De um lado está Ricardo Berzoini, deputado federal, ex-ministro do governo Lula e representante do Campo Majoritário, que detém o poder na legenda há 10 anos. De outro, Raul Pont, ex-prefeito de Porto Alegre e membro da Democracia Socialista (DS), corrente de esquerda do partido.
Pont e Berzoini encerraram suas campanhas ontem, durante um debate no Centro Universitário Campos de Andrade (Uniandrade), em Curitiba.
No primeiro turno, Berzoini ficou em primeiro lugar com 42% dos votos. Pont, com apenas 279 votos a mais que o terceiro colocado, Valter Pomar, somou 14,7%.
O ex-prefeito de Porto Alegre aposta nos votos dados aos cinco candidatos derrotados no primeiro turno para desbancar o ex-ministro, mas não conta com a participação de Plínio de Arruda Sampaio quarto colocado, com 13,4% dos votos , que trocou o PT pelo PSOL, partido fundado por dissidentes petistas e presidido pela senadora Heloísa Helena (AL).
Na eleição deste domingo está em jogo os rumos que a legenda tomará até 2008 como também o futuro dos membros do partido envolvidos em irregularidades no financiamento de campanhas eleitorais e repasse de recursos de caixa 2 para deputados da base aliada do governo, o chamado mensalão.
Enquanto Berzoini, um velho aliado do ex-ministro José Dirceu, defende cautela no julgamento dos petistas acusados, Pont é favorável a punições rigorosas para os envolvidos.
Independentemente do vencedor deste domingo, o resultado das urnas no primeiro turno mostrou que o PT não será o mesmo no próximo triênio. O Campo Majoritário, que detinha 52 cadeiras no Diretório nacional, elegeu apenas 34. A oposição, junta, conquistou 44 cadeiras.
No primeiro turno, dos 820 mil filiados aptos a votar, quase 315 mil foram às urnas. No Paraná, votaram 14.653 militantes dos 49 mil que estavam aptos. A expectativa é que esse número diminua, já que não haverá segundo turno para as presidências estaduais e municipais em várias cidades e estados.
Serviço: A votação será realizada das 9 h às 17 h. Os locais estão listados no site do PT-Paraná: www.pt-pr.org.br.
Moraes eleva confusão de papéis ao ápice em investigação sobre suposto golpe
Indiciamento de Bolsonaro é novo teste para a democracia
Países da Europa estão se preparando para lidar com eventual avanço de Putin sobre o continente
Em rota contra Musk, Lula amplia laços com a China e fecha acordo com concorrente da Starlink
Deixe sua opinião