Marcos Valério, empresário| Foto: Marcelo Prates/Hoje em Dia
Teruo Kato, novo líder do PMDB na Assembleia Legislativa
Anthony Garotinho (RJ), novo líder do PR na Câmara dos Deputados

Sumido desde que foi condenado pelo Supremo Tribunal Federal (STF) a 40 anos de prisão, acusado de ser o operador do mensalão, Marcos Valério (foto 1) reapareceu ontem de manhã na Superintendência da Polícia Federal (PF) em Belo Horizonte. Ele permaneceu no local por uma hora e vinte minutos prestando depoimento em inquérito instaurado em São Paulo para apurar uma suposta lista de beneficiários do mensalão mineiro. Valério não quis dar entrevista. Segundo o advogado do empresário, Valério negou a autoria da lista. O documento aponta supostos beneficiários de repasses do mensalão mineiro, como ficou conhecido o processo de caixa-dois na reeleição do ex-governador Eduardo Azeredo, em 1998. Desmembrado, parte do processo está no STF e outra na Justiça Federal em Minas Gerais.

CARREGANDO :)

Aliás...

O presidente do STF, o ministro Joaquim Barbosa, vai concluir na próxima segunda-feira sua parte na confecção do acórdão do julgamento do mensalão do PT. A informação foi confirmada ontem pela assessoria de Barbosa. Vários advogados de defesa disseram que estão apenas aguardando o acórdão para entrar com recursos. As informações são da Agência Brasil.

Publicidade

Estável

O quadro clínico do ex-ministro Fernando Lyra permanece estável, de acordo com boletim médico divulgado no fim da tarde de ontem pelo Incor, em São Paulo. O ex-ministro está internado desde o dia 5 de janeiro, tratando de uma insuficiência cardíaca congestiva grave, associada a quadro de infecção sistêmica e à insuficiência renal aguda.

Conversa afiadaTeruo Kato (foto 2), novo líder do PMDB na Assembleia Legislativa

O que muda com o senhor assumindo a liderança do PMDB?

Nossa ideia é manter o trabalho que vem sendo feito, fortalecendo a unidade da bancada e debatendo os temas mais importantes em pauta. Acreditamos que 2013 será um ano importante porque nos últimos dois anos o governo atuou mais no planejamento. Agora, nossa expectativa é que as obras comecem a se desenvolver pelo estado.

Publicidade

Como será a relação do partido com o governo Beto Richa?

Vamos continuar votando com o governo e conversando permanentemente. Ainda temos algumas questões para definir, como a participação no secretariado, mas vamos nos reunir em breve com o governador para discutir essas pendências. Todo mundo torce para que o governo vá bem, especialmente no interior do estado.

O PMDB está dividido. Isso pode prejudicar a atuação da bancada?

Acredito que não. Existe um debate interno e algumas questões que precisam ser amadurecidas. Cada um tem seu ponto de vista, mas nós procuramos sempre estabelecer um consenso. O posicionamento do partido para 2014, por exemplo, é algo em que não existe consenso. Mas vamos avançar e na hora que tomarmos uma decisão, será única do partido.

Pinga-fogo

Publicidade

"Nosso partido pode crescer de mãos dadas com o governo ou fora dele. O que não podemos é ir para lugar nenhum."

Anthony Garotinho (RJ, foto 3), novo líder do PR na Câmara dos Deputados.

Colaborou: Anderson Gonçalves.