A Petrobras divulgou nota no início da noite desta quarta-feira para informar que uma embarcação da Transportadora Patriarca (TRANSPAL), naufragou no último sábado, na Baía de Marajó, no Pará. Cerca de 75 mil litros de óleo diesel eram transportados na embarcação, e 40 mil pertenciam à empresa. A carga saiu de Belém e se destinava às Usinas Termoelétricas de Cachoeira do Arari e Santa Cruz, da CELPA (Centrais Elétricas do Pará S.A.). Confira a íntegra do comunicado:
"A Petrobras Distribuidora informa que tomou conhecimento, por meio de comunicado da Transportadora Patriarca (TRANSPAL), do naufrágio de uma embarcação sob responsabilidade da mesma, que afundou neste sábado (6/10), na Baía de Marajó, no Pará.
"Dos 75 mil litros de óleo diesel transportados pela embarcação, 40 mil pertencem à BR, foram carregados em Belém e se destinam às Usinas Termoelétricas de Cachoeira do Arari e Santa Cruz, da CELPA (Centrais Elétricas do Pará S.A.).
"A Transportadora comunicou imediatamente o problema às autoridades competentes e acionou o Centro de Defesa Ambiental (CDA) da Amazônia, que reúne pessoal especializado e equipamentos para atendimento a emergências.
"Desde então, foram realizados reconhecimentos aéreos diários. Segundo análise dos técnicos, a mancha existente no local é residual, proveniente do motor da embarcação (cerca de 8 litros de produto). Não foram identificados impactos ambientais, pois a mancha, que está sendo recolhida, não atingiu nem as margens, nem o leito do rio.
"O local do naufrágio está sinalizado por bóias. Barreiras flutuantes foram instaladas preventivamente. Mergulhadores verificaram a posição da embarcação para definição do planejamento do resgate, que já foi concluído e aguarda aprovação pela Capitania dos Portos, com acompanhamento permanente do órgão ambiental.
"A Petrobras Distribuidora continuará a mobilizar esforços em apoio à Transportadora."
Moraes eleva confusão de papéis ao ápice em investigação sobre suposto golpe
Indiciamento de Bolsonaro é novo teste para a democracia
Países da Europa estão se preparando para lidar com eventual avanço de Putin sobre o continente
Ataque de Israel em Beirute deixa ao menos 11 mortos; líder do Hezbollah era alvo