| Foto: Rodolfo Bührer/arquivo Gazeta do Povo
CARREGANDO :)
CARREGANDO :)

A decisão da Executiva estadual do PMDB de avalizar a adesão da bancada peemedebista na Assembleia Legislativa ao governo Beto Richa (PSDB) causou conflitos internos na legenda. Na última segunda-feira, liderada pelo deputado federal João Arruda, uma ala do partido tentou postergar a decisão sobre o assunto, na esperança de "desautorizar" o posicionamento da bancada. A pretensão, porém, foi derrubada no voto e fortemente criticada pelos deputados da legenda. "Com que objetivo a maior instância do partido vai entrar em choque com a bancada?", rebateu o presidente estadual do PMDB, Waldyr Pugliesi (foto). Ele criticou também a "conveniência" da união de forças entre os desafetos Roberto Re­­­­quião e Orlando Pessuti, que, por meio do sobrinho, João Arruda, e do filho, Moisés Pessuti, respectivamente, tentaram re­­­verter a decisão na Executiva. "Que autoridade moral ele [Pessuti] tem para questionar a decisão da Executiva?"

Adeus, Ucrânia

Publicidade

A missão liderada pelo governador Beto Richa (PSDB) chega hoje à Polônia. Ontem, a trupe tucana teve agenda cheia em Kiev, na Ucrânia. Primeiro, Richa reuniu-se com o primeiro-ministro, Mykola Azárov, buscando investimentos ucranianos para o estado. Depois, o grupo fez visita a uma indústria farmacêutica. À noite, Richa esteve nas festividades oficiais dos 20 anos de independência da Ucrânia. Em discurso, citou a poeta Helena Kolody, o pintor Miguel Bakun e a mímica Denise Stoklos como "expressões da cultura ucraniana" no Paraná.

Para pensar...

"Não se consegue mais exercer o poder sem a corrupção, fruto desse jogo do toma-lá-dá-cá. Ou me dá isso ou não voto em você. E aí não se discute quais são as políticas para o país."

Fernando Henrique Cardoso, ex-presidente da República, criticando os escândalos envolvendo denúncias de corrupção no país.

PSD

Publicidade

O PSD, partido comandado pelo prefeito de São Paulo, Gilberto Kassab, entrou ontem com pedido de registro no TSE. Segundo resolução aprovada em 2010 pelo tribunal superior, uma nova legenda precisa ser antes cadastrada nos tribunais regionais eleitorais. No caso do PSD, se houvesse o cumprimento à risca da regra, não haveria tempo suficiente para disputar as eleições do ano que vem. Para participar das eleições, a legenda deve obter registro um ano antes da votação – ou seja, em outubro.

Eleição no MP

Os procuradores e promotores de Justiça no Paraná irão eleger na sexta-feira sete novos integrantes do Conselho Superior do Ministério Público (MP). Ao todo, 15 candidatos disputam os cargos e terão a função de decidir sobre promoções e remoções de colegas, além de determinar o fim de investigações ou procedimentos internos. A eleição será por meio da página do MP do Paraná na internet, protegida por senha.

Esgoto entupido

A tubulação de esgoto do gabinete do governador Beto Richa (PSDB) no Palácio das Araucárias, em Curitiba, tem dado trabalho. Nos últimos quatro meses, uma empresa foi chamada duas vezes para desentupir e liberar o encanamento dos andares ocupados pelo governador e a equipe dele. No total, a despesa com o desentupimento do esgoto custou R$ 6,7 mil.

Publicidade

Operação Voucher

A atual direção da Sociedade Evangélica Beneficente (SEB), mantenedora do Hospital Evangélico, pretendia se reunir nesta semana com os gestores anteriores para discutir as supostas irregularidades envolvendo um contrato da entidade com verbas do Ministério do Turismo. A ideia é tirar a limpo as denúncias do Tribunal de Contas da União (TCU), que apontou superfaturamento em contratos. A reunião deve ser remarcada para a próxima semana, já que o atual presidente da SEB, Irineu Rodrigues, está em viagem.