Governador Beto Richa participa de encontro do PSDB em Curitiba.| Foto: Lineu Filho/Gazeta do Povo

O PMDB e o PSDB do Paraná promoveram neste sábado (15) uma prévia do que serão as eleições municipais de 2016 – um embate entre os grupos políticos ligados ao senador peemedebista Roberto Requião e ao governador tucano Beto Richa. Os dois partidos reuniram seus “caciques” com a militância, em locais diferentes de Curitiba, para discutir estratégias eleitorais para o ano que vem. E trocaram alfinetadas.

CARREGANDO :)

O senador Roberto Requião disse que o partido terá candidato a prefeito em todos os 399 municípios do estado. E previu que o cenário será positivo para os peemedebistas. Segundo ele, com o PT “ilhado” e o PSDB de Richa envolvido em “escândalos inesgotáveis”, “o PMDB é a esperança do Paraná”.

No encontro do PMDB a pré-candidatura do deputado estadual Requião Filho à prefeitura de Curitiba também foi lançada extraoficialmente – ao menos nos discursos de vários peemedebistas. O próprio Requião Filho, porém, não tocou no assunto durante seu pronunciamento. “Fico feliz que meu nome seja lembrado, mas só teremos uma definição no ano que vem”, disse. Ele citou o deputado estadual Stephanes Jr e o ex-prefeito Rafael Greca como possíveis candidatos do PMDB a prefeito de Curitiba.

Publicidade

Já o governador Beto Richa, ao chegar ao encontro tucano, rebateu Requião: “Ele gosta de desonrar pessoas, famílias. No olho no olho, ele se amedronta”, disse. Em discurso, o presidente do PSDB no estado, o deputado Ademar Traiano, também deu uma estocada no PMDB. Disse que “falar do PT é falar de corrupção” e que o PMDB faz parte desta aliança – numa referência ao governo federal. Posteriormente, ao saber das declarações de Requião, foi mais enfático. Afirmou que, quando era governador, o peemedebista acobertava os escândalos.

Richa ainda afirmou que o PSDB estuda lançar o ex-senador e ex-vice-governador Flávio Arns como candidato a prefeito de Curitiba. “É um bom nome, um político decente, honrado. Temos vários nomes e ainda é cedo para discutirmos isso”, afirmou. Já Traiano disse acreditar que a situação eleitoral do PSDB é confortável no atual cenário, pois a sigla tem as grandes referências políticas do país, como Aécio Neves. O partido quer lançar candidatos a prefeito em todas as cidades do Paraná.