“Quando você está fora [da política] tem uma visão: se eu estivesse lá eu iria fazer alguma coisa. Aqui dentro você vê que é totalmente diferente, que não depende só de você. Você fica com os pés e mãos atados.”| Foto: REINALDO FERRIGNO

Brasília - Citado recentemente em uma troca de farpas entre o governador Beto Richa (PSDB) e o senador Ro­­­berto Requião (PMDB), o deputado federal Francisco Everardo Oli­­­veira Silva, o Tiririca (PR-SP), disse que não se "sentiu atingido". "Que falem de mim, lembrem de mim", disse o deputado.

CARREGANDO :)

VÍDEO: Veja entrevista com Tiririca

No último dia 5, Requião ironizou Beto ao criticar o projeto do governo estadual que aumenta as taxas cobradas pelo Detran. "Se o governador usar os seus dois neurônios, pois contam por aí que ele só tem o tico e o teco, irá retirar o projeto da Assembleia", disse o senador em entrevista. O texto foi aprovado e as novas taxas entram em vigor a partir de fevereiro.

Publicidade

Dois dias depois, Beto rebateu Requião na rádio CBN. "Não quero levar esse senador ao constrangimento de comparar o meu governo com o dele, especialmente no campo ético. Só lamento que o Paraná mandou um Tiririca para o Senado da República. Mas a diferença é que o Tiririca da Câmara tem graça", afirmou.

Apesar de negar que ficou constrangido com a citação, Tiririca desabafou: "Sou um parlamentar que está trabalhando pra caramba. Mas isso não vende". "O que vende é coisa ruim", revelou, em entrevista à Gazeta do Povo no café do plenário da Câmara.

O sr. foi citado em uma discussão entre Beto Richa e Roberto Requião. O que achou disso?

Acho o seguinte: o Tiririca está aí e em qualquer coisa eles [políticos] colocam o Tiririca no meio. Não sei se é para o lado ruim ou para o lado bom. Mas não me atingiu em nada não. Que falem de mim, lembrem de mim. Isso é bacana.

Mas você já reclamou de que as pessoas não costumam falar do seu trabalho como deputado...

Publicidade

A "galera" não fala que eu sou um dos caras que não faltam aqui. Sou um deputado que nunca faltou em comissão, em votação, em plenário. Desde o primeiro dia que entrei sou um parlamentar que está trabalhando pra caramba, já apresentei três projetos bacanas. Mas isso não vende. O que vende é coisa ruim. Enquanto eles estão metendo o pau, isso está me divulgando cada vez mais. É uma coisa que já ficou e vai ficar para sempre. Vão passar 100 anos e "ne­­­guinho" vai esquecer de todos os políticos que já passaram. Mas do Tiririca ninguém vai esquecer. "Sabe aquele palhaço do circo, o da Flo­­rentina?" Vão ser dois nomes inesquecíveis.

O sr. acha que conseguirá deixar uma lembrança positiva?

Eu quero fazer isso e estou fa­­­zendo de tudo para que fique isso. Mas a "galera" leva para o outro lado. A imagem positiva é que essa [o Congresso] é a casa do povo, que é do povo e fui eleito pelo povo o deputado mais votado do país, o segundo na história. Isso é fantástico.

Como o sr. vê a política agora que está na Câmara?

Quando você está fora tem uma visão: se eu estivesse lá eu iria fazer alguma coisa. Aqui dentro você vê que é totalmente diferente, que não depende só de você. Você fica com os pés e mãos atados. Não dá para fazer muita coisa não. Eu estou fazendo o que é para ser feito: não estou faltando, estou participando das votações e votando a favor do povo. Estamos aí.

Publicidade

Sem categoria

O deputado federal Tiririca (PR-SP) comenta o fato de seu nome ter sido citado em uma briga entre Beto Richa e Requião. O parlamentar também fala de sua rotina como deputado e reclama de ser lembrado apenas por seus pontos negativos.