• Carregando...
Ampliação do terminal do Aeroporto Afonso Pena é a  única obra de destaque inaugurada no ano passado  no Paraná, segundo balanço do PAC. | Marcelo Andrade/Gazeta do Povo
Ampliação do terminal do Aeroporto Afonso Pena é a única obra de destaque inaugurada no ano passado no Paraná, segundo balanço do PAC.| Foto: Marcelo Andrade/Gazeta do Povo

Em ritmo lento, o Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) tem apenas uma única obra de destaque concluída no Paraná recentemente: o novo terminal de passageiros do Aeroporto Afonso Pena, em São José dos Pinhais, na Grande Curitiba. Concluída em outubro de 2016, a obra ampliou a capacidade de passageiros no aeroporto de 7,9 milhões para 14,8 milhões por ano. As informações constam do relatório divulgado pelo governo federal sobre o andamento do PAC no segundo semestre de 2016.

Gestão Dilma agendou inauguração da obra para março de 2016, mas a solenidade foi adiada

Além disso, o balanço aponta outras cinco obras de infraestrutura logística em andamento no estado: a construção do terminal de passageiros do aeroporto de Cascavel; a implantação do módulo operacional no aeroporto de Londrina; a duplicação da BR-163, de Toledo a Marechal Cândido Rondon; a adequação do entroncamento de acesso a BR-277, sentido Cascavel-Marmelândia, na BR-163; e as obras de pavimentação BR-487 entre Porto Camargo e Campo Mourão. O relatório aponta ainda que há três estudos para obras em execução e quatro projetos que ainda não saíram do papel.

Desgastado, PAC sobrevive no governo Temer mais enxuto e com foco nas pequenas obras

Leia a matéria completa

48% das pequenas obras foram retomadas

Com o orçamento mais curto, o governo federal tem se concentrado em retomar obras de até R$ 10 milhões que estava sendo executadas pelo PAC, mas foram suspensas. Em novembro de 2016, o governo Temer identificou 63 pequenas obras paralisadas em 48 cidades do Paraná. A maior parte delas (13) diz respeito à urbanização de vilas e loteamentos, seguidas por serviços de saneamento básico de rede de esgoto (10) e pela construção de unidades básicas de saúde e pronto atendimento (9).

No fim de fevereiro, foi anunciada a retomada de 30 dessas 63 obras. Confira, na lista abaixo, quais os serviços vão continuar e quais seguem paralisadas.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]