As chuvas que vêm castigando o interior neste mês de janeiro de São Paulo provocaram estragos em pelo menos 95 municípios do estado. Entre eles, 26 declararam situação de emergência. A cidade de Fernando Prestes, a 383 quilômetros da capital, avalia a declaração de estado de calamidade pública. De acordo com a Defesa Civil do estado, há 324 pessoas desabrigadas, que estão provisoriamente em ginásios ou centros municipais. Outras 3.832 estão desalojadas e saíram de suas residências para casas de parentes. Desde o fim do ano passado, nove pessoas morreram e quatro pessoas ficaram feridas
O caso mais grave é o de Fernando Prestes, na região de Ribeirão Preto. Há 112 pessoas desalojadas e 40 desabrigadas desde o fim de semana. O aposentado João Francisco Ribeiro da Luz, de 63 anos, foi arrastado pela correnteza e morreu afogado. Outras duas pessoas estão desaparecidas.
Cinco caminhões-pipa, três basculantes e oito pás-carregadeiras chegaram de outras cidades para o socorro de Fernando Prestes. Mais de 150 caminhões de entulho já foram retirados da cidade, mas a previsão é que a limpeza dure pelo menos dez dias. A Defesa Civil de Fernando Prestes pediu ajuda a empresas e prefeituras de cidades vizinhas. A Prefeitura ainda não calculou os prejuízos.
Os acessos à cidade foram bloqueados pelas águas e o resgate precisou ser feito de helicóptero e botes. A ponte que liga as duas partes da cidade está interditada. Dos quatro acessos aos municípios vizinhos, só um continua aberto.
De acordo com o tenete Rodrigo Quintino, da coordenadoria estadual de Defesa Civil, já foram enviadas 948 cestas básicas, 719 cobertores, 1.449 colchões, além de lençóis, lona plástica, roupas e material de higiene pessoal e de limpeza às cidades mais atingidas.
- Também fazemos monitoramento meteorológico e técnicos estão nas cidades para apoio técnico - diz o o tenente.
De acordo com o tenente, foram afetadas cidades na região de Ribeirão Preto, Franca, Araras, Campinas, Marília, Bauru e Presidente Prudente.
Na cidade de Paulo de Faria, a 552 km da capital, um buraco de 10 metros de profundidade apareceu na Rodovia Armando Sales de Oliveira. A Polícia Rodoviária Estadual interditou 500 metros da estrada. No centro da cidade, um córrego transbordou e inundou diversas casas.
A previsão é de mais chuva forte na capital e no interior do estado. De acordo com a Climatempo, a chegada de uma frente fria e o tempo abafado podem provocar temporais. No interior do estado, principalmente nas cidades do norte paulista, a temperatura máxima atinge 31 graus nesta segunda.
- O tempo ainda fica abafado nesta terça-feira. Após a passagem de uma frente fria que chega nesta segunda a São Paulo, a alta umidade deixará o tempo mais carregado e há previsão de chuva mais fraca - diz Alexandre Nascimento, da Climatempo.
A Defesa Civil estadual alerta para o risco de novos alagamentos.
Deixe sua opinião