Osmar Dias (PDT, foto) encerrou em silêncio o seu segundo mandato de senador. Nenhum discurso do paranaense feito no plenário do Senado é registrado no site oficial da insituição desde junho deste ano. Durante a eleição, quando disputou o governo do Paraná, Osmar ficou mais no Paraná do que em Brasília, embora tenha decidido não se licenciar do cargo. Durante esse período, portanto, era até previsível que o senador participasse menos das discussões em Brasília. Depois da eleição, porém, voltou a Brasília. Isso já faz mais de dois meses. E poderia ter retomado o papel de orador, como fez, inclusive, depois de perder a eleição para governador contra Requião em 2006. Mas, aparentemente, desta vez Osmar não conseguiu se recuperar da derrota para Beto Richa (PSDB) e não voltou mais à tribuna. E nem terá mais como fazer isso: seu mandato só acaba em fevereiro, mas não há mais sessões do Senado até lá.
Número
117 pessoas e empresas foram agraciadas pelos vereadores de Curitiba com prêmios neste ano. A Câmara oferece cinco tipos de títulos diferentes e 12 prêmios de todos os tipos. O vereador Mario Celso (PSB) chegou a apresentar proposta para diminuir o número, mas o projeto nunca foi aprovado.
Testados
Projeto do deputado Marcelo Itagiba (PSDB-RJ) que tramita na Câmara cria teste obrigatório sobre a legislação de proteção à criança e ao adolescente para candidatos a conselheiro tutelar. A aprovação no exame passará a ser pré-requisito para participar de eleição para conselho.
Não perdoa
O presidente nacional do DEM, deputado Rodrigo Maia (RJ), rebateu as críticas feitas ao partido pelo presidente Lula. Maia afirmou que o petista não perdoa os integrantes da legenda "por terem barrado seu projeto de terceiro mandato presidencial". Segundo Maia, a derrubada da CPMF, articulada pelo partido, teria feito Lula ver que não teria votos para aprovar uma nova reeleição. Lula disse nesta quinta-feira que o DEM "tem a ditadura nos eu DNA".
Grampo 1
O Tribunal de Justiça do Paraná manteve 1.708 linhas telefônicas sob monitoramento em 2010. Com isso, o Paraná foi o terceiro estado com mais "grampos" oficiais no país, de acordo com o CNJ. Em todo o país, segundo balanço do Conselho Nacional de Justiça, mais de 20 mil telefones foram monitorados legalmente, por decisão judicial, para tentar resolver crimes no país.
Grampo 2
O TJ paranaense foi o terceiro que mais autorizou as escutas. Perdeu para São Paulo e Mato Grosso. Além disso, o Tribunal Regional Federal da 4.ª Região, responsável pela Justiça Federal de 2.º grau nos três estados do Sul, ficou em primeiro lugar entre os do seu gênero e terceiro no geral.
Com a família
Dilma Rousseff passará o Natal em Porto Alegre com a família. a presidente eleita voltará para Brasília no domingo ou na segunda-feira, para os preparativos da cerimônia de posse. Ao desembarcar na capital gaúcha, a presidente eleita visitou o ateliê da estilista Luisa Stadtlander, onde experimentou o vestido que usará no dia 1.º, quando receberá a faixa presidencial, segundo o site ClicRBS.
Em recuperação
O vice-presidente José Alencar (foto) continua internado neste fim de semana no hospital Sírio-Libanês, em São Paulo, se recuperando de uma hemorragia no abdome. Segundo seu filho, Josué, Alencar teria passado bem a noite de quinta para sexta-feira e continua melhorando. O vice-presidente está consciente, mas segundo os médicos seu estado de saúde continua delicado. Alencar repetiu nesta semana à presidente eleita Dilma Rousseff que pretende estar presente à sua posse, no dia 1.º de janeiro.
Pinga-fogo
"Caro Roma, você está se pegando com esta gente? Explique isto para nós, seus amigos e eleitores."
Roberto Requião, falando com o correligionário Luiz Claudio Romanelli via Twitter. Romanelli será secretário do Trabalho de Beto Richa.
Lula tenta se aproximar do favorito à presidência da Câmara, mas Hugo Motta quer independência
Maduro fala em usar tropas do Brasil para “libertar” Porto Rico; assista ao Sem Rodeios
Guinada da Meta pode forçar desvio de rota de STF e Lula quanto à censura nas redes
Enquete: você acredita que a censura nas redes sociais vai acabar após a declaração de Zuckerberg?
Deixe sua opinião