A primeira semana de Rafael Greca (PMN) como prefeito eleito de Curitiba foi recheada de polêmicas. Já na segunda-feira (31), um dia após o resultado do primeiro turno, o futuro prefeito da cidade exigiu um pedido de desculpas do prefeito Gustavo Fruet (PDT) e chegou a cantar em uma entrevista concedida à Gazeta do Povo.
Na entrevista, Greca disse que Fruet deve desculpas a ele por “colocar sicários armados” perto de sua casa. No final do primeiro turno, dois guardas municipais foram presos perto da chácara de Greca em Piraquara no meio da polêmica envolvendo obras de arte desaparecidas da Casa Klemtz, localizada no bairro Fazendinha. Na mesma conversa Greca chamou o jornalista Rogerio Galindo, da Gazeta do Povo, de “lobo mau” e chegou até a cantar durante a entrevista ao vivo.
As polêmicas, porém, não ficaram por aí. O candidato também voltou atrás de uma das promessas de campanha. Apesar de ter negado, Greca prometeu zerar a fila da saúde durante a campanha para a prefeitura. Eleito, disse na última quinta-feira (3) nunca ter prometido essa “sandice”, como ele mesmo classificou a proposta.
Gestão
Ainda na segunda-feira (31), Greca afirmou que vai pedir aos vereadores da capital que esperem para aprovar a revisão da Lei de Zoneamento do Município. O prefeito eleito espera participar do debate sobre o tema.
Também no primeiro dia após a eleição, o prefeito eleito já deixou claro que a página da prefeitura no Facebook como é administrada atualmente está com os dias contados. Segundo Greca, a página nas redes sociais não terá piadas nem capivaras. Será meramente informativa. Atualmente, a “Prefs”, como é conhecida a página da prefeitura no Facebook, usa uma linguagem mais informal e bem-humorada para se comunicar com a população. A capivara é uma espécie de símbolo da “Prefs”.
A equipe de transição também já foi definida por Greca e começou a trabalhar ainda nesta semana. A primeira reunião ocorreu na quinta-feira (3) e ficou acordado que a atual administração não vai concluir o processo de licitação para coleta e destinação do lixo na capital.
Greca também já costurou um acordo com o governador Beto Richa (PSDB), seu principal apoiador durante a campanha, para a reintegração do transporte coletivo entre a capital e a Região Metropolitana.
Equipe de governo
Ainda no domingo (30), após saber do resultado do pleito, Greca anunciou em entrevista à Gazeta do Povo o nome do primeiro integrante do governo. De acordo com o prefeito eleito, João Carlos Gonçalves Baracho vai assumir a Secretaria da Saúde do município. Até agora, foi o único nome confirmado por Greca.
O prefeito eleito também já afirmou que o cargo de secretário de Planejamento será extinto em seu mandato e a função voltará a ser exercida pelo presidente do Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano de Curitiba (Ippuc).