• Carregando...
 |
| Foto:

Na primeira semana para o recadastramento do título de eleitor em Curitiba, o Tribunal Regional Eleitoral (TRE) atendeu a 5.060 pessoas, incluindo os pedidos de transferência. O número é pequeno, já que a estimativa inicial do órgão era de atender pelo menos 5 mil pessoas por dia. Os eleitores precisam passar no TRE para a coleta das impressões digitais e revisão dos dados para se adequarem ao sistema da urna biométrica.

Inicialmente, o atendimento será feito de segunda a sexta-feira, entre as 9h e 18h. O TRE não descarta a possibilidade de fazer plantões nos fins de semana, caso haja necessidade. O órgão também sugere que as pessoas sigam a recomendação e façam o recadastramento nos meses indicados, de acordo com a data de nascimento do eleitor. O TRE ressalta que, caso a pessoa vá a central fora do prazo sugerido, será atendida, mas terá um tempo de espera maior.

Confira os prazos e documentos necessários para fazer o recadastramento

O recadastramento atende a uma medida determinada pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE) para incluir Curitiba entre as cidades que terão eleição em 2012 através da urna biométrica, pela qual o eleitor será identificado pela impressão digital. A capital possui cerca de 1,3 milhão de eleitores e mesmo as 54 mil pessoas que já fizeram o cadastro digital em 2010 devem retornar à Central do Eleitor até janeiro de 2012.

Segundo Rogério Born, assistente da Central de Atendimento ao Eleitor, além de 54 funcionários do tribunal eleitoral, serão contratados 150 servidores terceirizados somente para esse recadastramento. Ao comparecer ao TRE, o eleitor fará o cadastramento de sua impressão digital, uma fotografia digital dele e também a atualização de seus dados cadastrais. No dia da eleição, ele deverá ser identificado em sua seção eleitoral por meio da impressão digital e o sistema biométrico irá liberar a urna eletrônica para votação. O recadastramento vai até 20 de janeiro de 2012.

Recadastramento

O comparecimento é obrigatório e quem não fizer a revisão cadastral terá o título cancelado. Também não poderá fazer o passaporte ou matricular-se em nenhum curso superior (tanto em universidades públicas como em particulares). Os servidores públicos que não atenderem à convocação do TRE terão o pagamento do salário suspenso. O recadastramento será feito de acordo com o mês de nascimento do eleitor e com a apresentação de documento com foto e comprovante de residência. As cidades da região metropolitana não estão incluídas na revisão eleitoral.

Curitiba é uma das 187 cidades que irão implantar a eleição biométrica no ano que vem. A expectativa do TSE é que, em todo o Brasil, 6,1 milhões de eleitores compareçam aos postos de atendimento e cartórios para coleta das impressões digitais neste ano e cerca de 10 milhões de pessoas utilizem a impressão digital para identificação nas próximas eleições.

Além de Curitiba, o recadastramento será feito em todos os municípios de Alagoas e Sergipe, em seis cidades de Pernambuco (Aliança, Caruaru, Catende, Macaparana, Sanharó e Vicência), em Goiânia e nos municípios paulistas de Jundiaí e Itupeva.

As informações coletadas pela Justiça Eleitoral servirão de base para que futuramente seja expedido o Registro de Identificação Civil (RIC), o documento único de identificação para substituir a carteira de identidade, CPF e o título de eleitor.

Confira os prazos e documentos necessários para fazer o recadastramento

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]